Quais são os tipos de pilares de concreto?

A construção civil necessita de pilares fortes para sua sustentação, visto que são eles (pilares) que estruturam o projeto de casas, prédios, galpões, entre outras edificações.

Esses elementos servem para apoiar e sustentar as vigas de concreto, madeira ou ferro, distribuindo o peso em toda a fundação. Por isso, a importância de construir um pilar com material de qualidade e seguro para a sua estrutura.

A escolha do pilar para a sua obra não interfere apenas na sustentação da estrutura. Mas também contribui esteticamente para sua obra. Os pilares de concreto, por exemplo, podem ser revestidos com pedras e encontrados em diferentes formatos.

Veja no conteúdo de hoje quais são os tipos de pilares de concreto para a sua edificação. Saiba como escolher os melhores materiais para sustentar com segurança a edificação e valorizar ainda mais a fachada da casa.

Tipos de pilares de concreto

Os pilares de concreto são os modelos mais populares, podendo ser produzidos no local com fôrmas em madeiras, plástico ou metal. Posteriormente, será adicionada uma massa que cresce e endurece formando uma viga.

Nesse processo de estruturação das vigas residenciais, existem vários tipos de pilares, com opções de fabricação de concreto armado, usinado e modelos pré-moldados que são entregues prontos na obra.

Um dos modelos de pilares de concreto mais econômicos e seguros é o pilar de concreto armado. Ele é construído com vergalhões que formam sua estrutura interna antes de aplicar a massa.

Continue a leitura e veja mais algumas opções de pilar de concreto.

Pilar de concreto formato circular

O pilar de concreto em formato circular é ideal para vigas que ficarão expostas à circulação de pessoas ou de máquinas. É também um formato mais difícil de armar. Porém, existe a possibilidade de adicionar fôrmas de papelão para construção de pilares redondos/circulares.

Uma das dificuldades em construir um pilar de concreto redondo é o encaixe com a viga, chamado na construção civil de “encabeçamento”. No entanto, o acabamento de um pilar redondo é mais sofisticado e bonito que o tradicional quadrado ou retangular.

Pilar de concreto retangular

O pilar de concreto retangular é o mais comum. As fôrmas podem ser produzidas a partir de tábuas e sarrafos de madeira. Depois são amarradas com parafusos tipo borboleta e arame. Como são formatos mais populares entre os tipos de pilares de concreto, eles são classificados de acordo com o desenho no projeto. Isto é, a sua localização define a atuação do pilar.

São classificados em pilares centrais ou intermediários, laterais ou de extremidades e pilares de canto, que devem manter toda a estrutura sólida de vigas e lajes. Por isso, são construídos em diferentes formatos.

Os pilares centrais ou intermediários sustentam a parte interna do edifício (exemplo: cargas verticais). Os pilares laterais ou de extremidades são localizados nas bordas da edificação (no meio das vigas) e os pilares de canto se localizam na região do canto da estrutura.

Pilares pré-fabricados

Os pilares pré-fabricados também são opções de elementos estruturais para sua obra. Eles apresentam resistência à tração, e podem ter dutos para escoamento de água, além de servir como apoio de vigas.

Para quem tem pressa em terminar uma obra e não quer deixar de lado a segurança, os pilares de concreto pré-fabricados são ótimas soluções em velocidade para sua construção e baixo custo.

Por serem peças que já vem prontas, diferentes tipos de pilares de concreto pré-fabricados são encontrados. Confira os principais na lista abaixo.

  • Pilar de pórtico: esse é um modelo pré-fabricado de pilar de concreto para apoiar vigas que sustentam a cobertura de uma construção. Sustenta também lajes e telhas.

Esse formato é mais indicado para projetos amplos sem paredes, como galpões, estacionamentos, shoppings e escritórios que tenham uma maior circulação de pessoas no ambiente interno.

  • Pilar de ponte rolante: esse tipo de pilar pré-fabricado de concreto é ideal para sustentar pontes rolantes, apoiando somente as vigas ou pontes rolantes. Portanto, o indicado para esse modelo são as construções de galpões industriais e comerciais.
  • Pilar para multipavimentos: o modelo de pilar pré-fabricado em multipavimentos, como o nome sugere, é ideal para construção de edifícios de vários pavimentos. Como por exemplo, edifícios residenciais e comerciais.

Para a instalação desse tipo de pilar pré-fabricado de concreto, será preciso conectar às vigas em ligações articuladas. Antes de escolher o melhor pilar de concreto pré-fabricado para a sua obra, converse com um engenheiro e arquiteto de confiança para escolher o melhor modelo para sua construção.

Como fazer um pilar de concreto armado?

Se você optar por construir o próprio pilar, aprenda abaixo como fazer um pilar de concreto armado na prática. E não se esqueça da importância de um bom projeto de fundação e estruturação para promover segurança, agilidade e qualidade para a sua obra.

Construção da coluna de aço

O primeiro passo para construir um pilar de concreto armado é posicionar a estrutura de aço durante a construção da fundação. Verifique o diâmetro da coluna conforme o projeto estrutural desenvolvido pelo engenheiro e amarre as colunas no arranque da fundação.

Cuidado para não posicionar nenhum duto dentro da coluna de concreto, pois isso perderá a resistência do pilar. Salvo quando o projeto estrutural já prevê eletrodutos no meio do pilar.

Formação das caixarias

A formação das caixarias do pilar de concreto devem ser fechadas e firmes, posicionadas de forma vertical ou horizontal.

Concretagem do pilar

A concretagem do pilar permite dar o formato à estrutura e você mesmo poderá fazer a massa usando cimento, areia, brita e água. Ou compre o concreto pronto para colocar dentro do molde de caixaria para pilar.

Espere o concreto secar

O último passo é deixar o concreto secar, que pode levar aproximadamente 7 dias. Antes de remover toda a caixaria, verifique a consistência do pilar – se possui uma cor homogênea e sem visibilidade para a estrutura de aço, está pronto.

Após a secagem do concreto, comece a produzir as vigas que ajudarão a distribuir a tração da estrutura da edificação. Esse é um passo a passo simples para produção de uma viga. Mas sempre siga corretamente as orientações de um engenheiro e também do desenho da planta.

Gostaria de conhecer melhor os nossos produtos? Entre em contato conosco! 

Na Sul Minas Aço temos uma equipe de especialistas que podem tirar eventuais dúvidas antes de você adquirir qualquer um de nossos produtos para o seu projeto.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?