4 Curiosidades sobre a reciclagem do aço

O aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono, sendo também um dos materiais mais antigos utilizados pela humanidade. Por ser um material versátil, logo se descobriu a sua capacidade de ser reciclado.

A reciclagem do aço é tão antiga quanto a sua utilização. O processo de reciclagem é prático, reduz impactos ambientais, e o metal ainda conserva as suas propriedades. As ligas metálicas são utilizadas em diversos tipos de materiais, sendo os principais deles o próprio aço, o aço inox, o bronze, o ouro e o latão.

Veja abaixo 4 curiosidades da reciclagem do aço e porque esse processo é importante. Acompanhe!

1. Capacidade completa de renovação

A capacidade completa de renovação do aço faz dele um material econômico. É possível que 100% do aço seja recuperado sem perder as suas qualidades originais. Dessa forma, o custo de material tende a abaixar.

O Brasil é um país que está crescendo na reciclagem do aço e tende a acompanhar a tendência mundial que cada vez mais incentiva a reciclagem do aço.

2. Utilização de materiais resultantes do processo

Durante o processo de fabricação do aço, o alto-forno gera o ferro gusa e a escória. O ferro gusa vai ser misturado com outros materiais e formar o aço, enquanto a escória é formada por materiais considerados como impurezas nesse processo.

Para a fabricação do aço, a escória não é utilizada. Entretanto, ela é aproveitada no setor de construção civil para pavimentação e como material base do cimento. Mesmo não fazendo parte diretamente do processo, a escória não é descartada.

3. Redução de emissões de CO2

A reciclagem do aço faz parte da economia circular. Esse conceito econômico se baseia no desenvolvimento sustentável a partir da redução, recuperação, reutilização e reciclagem de materiais.

A diminuição do processo de fabricação do aço preserva os recursos naturais não renováveis e reduz a emissão de CO2 na atmosfera. O CO2 é um dos principais gases causadores do efeito estufa, além de ser nocivo para a saúde humana.

4. Simplicidade no processo de reciclagem do aço

O processo de reciclagem do aço é relativamente simples. Primeiro é realizada uma triagem para separar possíveis impurezas. Depois é feita a classificação do aço, seleção e prensagem. Depois de prensado, o aço é enviado para uma usina siderúrgica que derreterá o material e o reaproveitará na produção do aço novo.

O aço reciclado não precisa ir para o alto forno, ele pode ser derretido e misturado a outros materiais em fornos elétricos a arco. Dessa maneira, reduz-se custos de produção e com matéria prima.

O processo de reciclagem é vantajoso para as indústrias, sustentável e contribui na geração de renda. Algumas organizações incentivam a coleta seletiva para que a quantidade de aço reciclado aumente.

Basicamente, não existem barreiras para a utilização do aço reciclado. Como as propriedades são controladas e não sofrem perdas no processo de reciclagem do aço, ele pode ser usado na construção civil, utensílios domésticos, móveis e outros. O aço deve ser reciclado de acordo com a aplicação desejada.

Por exemplo, não existe diferença entre um objeto feito de aço inox que tenha em sua constituição aço reciclado e outro que não tenha. A qualidade entre os dois é igual!

Aqui no blog da Sul Minas Aço você encontra vários temas sobre tendências, novidades e tudo atualizado sobre o mercado da construção civil. Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?