O radier é um tipo de fundação rasa que possui semelhança com uma laje ou com uma placa, abrangendo toda a área de uma construção.
Ele é uma forma de laje de concreto armado que fica em contato direto com o terreno que irá receber as cargas que vêm das paredes e dos pilares da superestrutura, descarregando-as sobre uma área maior do solo.
O radier é escolhido para ser utilizado como fundação de obras de pequeno porte, apresentando diversas vantagens, como menor custo e maior rapidez na execução da obra.
Além disso, a redução da necessidade de mão de obra é bastante evidente quando comparada com outros tipos de fundações superficiais ou rasas.
O radier é executado em uma obra de fundação quando a área das sapatas ocupa em torno de 70% da área que é coberta pela construção ou ainda quando se quer fazer a redução máxima dos recalques diferenciais.
Para que o radier possa ser executado, torna-se extremamente necessário que seja feita uma limpeza de forma prévia da superfície do terreno, bem como o nivelamento e a compactação do mesmo.
Depois, basta colocar um lastro de brita para que seja possível fazer a proteção da armadura do radier.
O próximo passo de como aplicar o radier é colocar as formas de madeira em torno da fundação, com uma largura de 10 centímetros, em média, na lateral dela, para, assim, fazer o fechamento da área que vai ser concretada.
Tubulações hidrossanitárias ou elétricas devem ser sempre assentadas no solo diretamente sob o radier, tendo uma saída através da laje.
Isso evita que seja necessário fazer cortes futuros na laje que já foi executada, de modo a evitar o retrabalho, para não ter aumento de custos.
Acompanhe o nosso blog para mais dicas e notícias.