Mesmo sendo muito parecidas, as treliças diferem das colunas. A primeira opção é um conjunto de cinco ou mais triângulos considerados nichos utilizados para sustentar um objeto ou um prédio e já é bem conhecido e utilizado há bastante tempo.
Enquanto isso, as colunas são formadas de um material completo e resistente e costumam ficar dentro das paredes, dando sustentação aos prédios ou ao empreendimento em questão. Mas se elas são diferentes, por que as treliças e as colunas são tão confundidas?
Onde e como elas podem ser mais bem utilizadas? Continue a leitura e confira!
O que é uma treliça?
As treliças são uma excelente opção para quem quer dar um toque de sofisticação ao seu imóvel. Além disso, elas são muito resistentes e duráveis. É preciso entender que tanto a treliça quando as colunas são feitas para levar sustentação a ambientes, mas são usadas de formas diferentes.
As treliças são feitas de ferro e como informado anteriormente, contém conjuntos de cinco ou mais triângulos vazados.
O caso mais famoso empreendimento que usa treliças é o da Torre Eiffel. Ela foi construída em 1887 sendo formada por quatro pilares de treliças de ferro. Trata-se de um dos maiores pontos turísticos e imagens de cartões postais do mundo.
Sendo assim, as treliças são comumente utilizadas em coberturas, pontos, fachadas e torres de energia, mas não são os modelos mais indicados para construções residenciais, por exemplo.
Para entender melhor, este material é mais indicado para ser utilizado em grandes projetos que demandam maior espaço e por serem muito pesados (como a construção de pontes) precisam ser sustentados por um material bom o suficiente.
Além disso, as treliças também podem ser utilizadas em espaços para a sustentação de telhas, pois não precisam ficar muito juntas.
O que é uma coluna?
As colunas são estruturas de sustentação de edifícios, normalmente de concreto armado ou alvenaria. Elas podem ser escavadas ou construídas em forma de pilares, sendo que a primeira é mais comum.
As colunas têm a função de transmitir as cargas verticais do edifício para as fundações, e podem ser classificadas conforme a sua forma:
- Colunas retas: são as colunas mais simples, com forma de um prisma reto;
- Colunas cilíndricas: são colunas cilíndricas ou esféricas;
- Colunas helicoidais: são colunas com forma helicoidal.
As colunas podem ser fabricadas em concreto armado, que é uma estrutura composta por armadura de aço e concreto, ou em alvenaria, que é uma estrutura formada por blocos de pedra ou cimento.
Independentemente da sua forma, as colunas devem ser projetadas conforme a carga que elas vão suportar.
Além da confusão entre treliças e colunas, outra que pode acontecer é a de colunas serem frequentemente comparadas com pilares, no entanto, as colunas são utilizadas em sustentações diferentes e costumam ficar nas partes internas da parede.
Enquanto isso, os pilares são formados com uma aparência e dão sustentabilidade inferiores aos das colunas, pois são mais utilizados como modelos estéticos para os empreendimentos.
Conheça os nossos produtos e garanta qualidade, maior agilidade, praticidade e segurança na sua obra! Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a muitos outros conteúdos como este!
E para solicitar um orçamento, entre em contato conosco!