Tipos de canteiro de obras: quais são e como planejar cada um deles

O primeiro passo para iniciar uma construção é entender os tipos de canteiro de obras. Essa informação será fundamental para realizar corretamente um bom planejamento de canteiros de obras.

Por definição, um canteiro de obras é o espaço destinado a uma obra, que inclui área operacional e de convivência, podendo ser um local fixo ou temporário.

Para se adequar às normas e visando mais eficiência e segurança, o canteiro de obras precisa ser planejado. Esse processo também pode ser chamado de planejamento de layout ou ainda de planejamento logístico da obra, que nada mais é do que a delimitação das instalações.

É nessa etapa que fica definido onde será o local de armazenamento dos materiais, onde irá ocorrer o fluxo de maquinário, funcionários e onde ficará a área administrativa da construção.

Uma obra bem organizada em sua etapa de planejamento gera mais agilidade a todo o processo, porque viabiliza o deslocamento de pessoas e máquinas, dando maior fluidez ao processo de construção.

No conteúdo de hoje, você irá entender melhor sobre o que é canteiro de obra e como diferenciar os tipos de canteiro de obras.

Tipos de canteiro de obras: saiba como classificá-los

Antes de saber identificar os tipos de canteiro de obras, é fundamental compreender o seu conceito, que se trata da área destinada para uma obra, sendo ela fixa ou permanente. Esse espaço é onde ocorrem todas as etapas de uma construção, desde a execução até o ponto de apoio, como vestiário, copa, administração etc.

Os elementos do canteiro de obras são divididos em:

  • Área de convivência: destinada a acomodar a área de lazer, o alojamento, o ambulatório, o vestiário, o sanitário e o refeitório.
  • Área operacional: se refere ao almoxarifado, à portaria, ao escritório e ao depósito.

Aprenda agora a identificar quais os tipos de canteiro de obras.

Quais são os tipos de canteiro de obras?

O planejamento de uma obra deve levar em consideração o tipo de canteiro, que é dividido em três categorias, sendo elas:

1. Canteiro Restrito

O canteiro de obras restrito é o mais recorrente em áreas urbanas. Por isso, é comum ao passarmos em uma obra em grandes centros nos depararmos com uma área em construção delimitada por tapumes ou até muros, tendo como principal ponto de acesso uma portaria.

Esse é um dos tipos de canteiro de obras que requer um cuidado especial com a etapa de planejamento, em que é necessário priorizar o processo de logística para que não ocorram falhas que possam comprometer o andamento da obra.

2. Canteiro Amplo

O canteiro de obras amplo, geralmente, é destinado a obras de infraestrutura, a exemplo de construções de usinas hidrelétricas ou pontes. Trata-se de um local onde a construção é feita em um pequeno espaço, mas tem diferentes pontos de acessos e de armazenamento.

3. Canteiro Linear

Esse tipo de canteiro, normalmente, é onde ocorrem as construções de rodovias ou de canalização. Um canteiro linear tem pontos de acessos restritos a um tamanho limitado. Ele também tem ponto de acesso restrito, o que se torna um grande desafio no momento do planejamento, uma vez que é necessário elaborar um plano que permita um bom processo de logística, priorizando a fluidez dos operários, dos materiais e das máquinas no local.

Agora que você já entendeu como se caracteriza cada um dos tipos de canteiro de obras, que tal adentrar em uma das etapas mais importante desse processo? Estamos falando do planejamento.

A importância do planejamento do canteiro de obras

O planejamento, sem dúvida, é uma etapa crucial para uma obra, é nessa fase que se avalia como será o layout, ou seja, onde ficará cada espaço em um canteiro.

Essa definição tem como objetivo dar maior fluidez ao processo de construção, priorizando o fluxo de materiais, pessoas e máquinas, mas também atendendo a normas de segurança, em especial a NR-18.

Se bem estruturado no processo de planejamento, a obra torna-se mais produtiva e terá uma menor possibilidade de acidentes de trabalho, reduzindo a possibilidade de reclamações que possam levar a ações trabalhistas, por exemplo.

NR-18: garantindo a segurança no canteiro de obras

A NR-18 é uma norma regulamentadora que estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização que visa “à implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.”

É por essa norma que fica estabelecido como deve ser o ambiente adequado para construção civil, visando à aplicação de um planejamento que propicie um ambiente seguro para funcionários.

Dicas de organização do canteiro de obras

Já vimos quão fundamental é estruturar uma obra, tendo como balizador a NR-18, agora confira algumas dicas especiais que preparamos para você saber como esse processo pode ser muito simples.

Entre as dicas estão:

  • Planejamento: antes de qualquer coisa, planeje tudo o que será feito, tendo sempre como balizador as normas regulamentadoras;
  • Atente-se às normas: todo o processo deve estar em conformidade com as normas, visando tanto à padronização quanto à segurança e à organização da obra;
  • Preze pela segurança: uma das principais formas de zelar pela segurança em uma construção é, não somente a compra de Equipamento de Proteção Individual (EPI), mas garantir o uso adequado destes. Isso reduzirá a incidência de acidentes de trabalhos que possam resultar em lesões, ocorrências mais graves ou processos trabalhistas.
  • Treinamento: não adianta comprar maquinários de última geração se os funcionários não souberem operá-los, por isso invista em treinamento. Capacite os seus colaboradores para manusear todos os equipamentos, mais que isso: certifique-se de que todo o processo está sendo feito corretamente, inclusive o uso correto dos EPIs.
  • Use sinalização: barreiras, fitas zebradas e placas de alerta, use todo o modo de comunicação que puder para indicar os cuidados necessários ao circular em uma área de obra. Isso irá reforçar, por exemplo, quem poderá circular em uma área restrita a funcionários habilitados, também emitirá alerta para regiões onde existe a circulação de maquinário para que os funcionários possam redobrar a atenção.
  • Organização: imagine chegar a uma obra e não saber onde encontrar um determinado material? Isso poderá resultar na compra desnecessária de um material que está no estoque.
  • Mantenha o local limpo: zele para que o ambiente da obra seja o mais limpo possível, isso ajudará a evitar desperdícios desnecessários e tornará o processo mais eficiente. Tenha um espaço reservado para o depósito de resíduos e para a separação do lixo, desse modo será possível descartar aqueles que não podem ser reaproveitados e reutilizar aqueles que estão em condições de uso.
  • Manutenção: não espere até ficar sem um maquinário ou sem instalações para resolver um problema, antecipe-se e mantenha a manutenção em dia. Isso evitará acidentes ou perda de probidade que impacte no tempo de conclusão da obra.

Aqui no blog da Sul Minas Aço você encontra vários temas sobre tendências, novidades e tudo atualizado sobre o mercado da construção civil. Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?