Tendências da Construção Civil para 2021

O ano de 2020 foi atípico para toda a economia por causa da pandemia de COVID-19. Em contrapartida, o ano de 2021 deve ser marcado pelo início da retomada da economia, e na Construção Civil não é diferente.

Segundo estimativas de instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), o setor deve crescer acima dos 3% na América Latina. Nesse contexto, as obras públicas ganharão papel de destaque.

As empresas de Construção Civil precisam constantemente se adaptar para acompanhar as novas tecnologias e inovações e, assim, se manterem competitivas no mercado. Confira quais as tendências que vão marcar o ramo da Construção Civil em 2021 e esteja pronto para inovar nos seus empreendimentos.

Building Information Modeling

O Building Information Modeling (BIM) é o principal destaque da Construção Civil para 2021. Isso porque é um recurso não apenas útil, como se tornará obrigatório para obras públicas a partir deste ano, por conta de uma nova norma da ABNT.

Mesmo que o seu negócio não atue em obras públicas, adotar o BIM é vantajoso. Afinal, ele é composto por métodos e recursos que unem as informações de todas as etapas da obra em um único modelo 3D.

Com ele é possível verificar a posição de cada detalhe da obra, como canos, paredes e a fiação, e ainda calcular a quantidade de material e mão de obra necessária. O BIM facilita todo o processo de construção e permite localizar erros na fase inicial, reduzindo o retrabalho e o desperdício.

Construções sustentáveis

A sustentabilidade é um assunto que permanece em alta e a tendência é continuarmos neste caminho em 2021. Construções que valorizam a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida são bem-vistas pelo mercado.

A tendência é que a sustentabilidade esteja presente não só nos projetos, em jardins e painéis solares, por exemplo, como na construção em si, com materiais ecológicos e reciclados. O objetivo é reduzir o impacto da Construção Civil no meio ambiente.

Construções modulares

A Construção Civil ainda tende a ser conhecida por projetos de lenta execução e de longa espera para conclusão. Por isso, este ano veremos mais tentativas de mudar esta realidade com recursos que agilizam a construção.

A adoção de construções modulares é um bom exemplo. As unidades individuais são projetadas e pré-fabricadas em um local à parte e levadas para a obra no momento certo, otimizando o tempo. Apesar de serem mais usados para moradia, em 2020 esses módulos agilizaram a construção de hospitais de campanha pelo mundo, provando sua versatilidade.

Tecnologia nos projetos

Ferramentas que aprimoram a elaboração e visualização de projetos não são nenhuma novidade, mas continuam sendo importantes neste segmento em 2021. Além do já mencionado BIM, a realidade aumentada e a realidade virtual merecem destaque.

No futuro é possível que essas tecnologias substituam por completo as maquetes, justamente por oferecer mais qualidade, dinamismo e recursos para visualizar o projeto. Além de dar mais controle para os responsáveis pelo projeto, a realidade aumentada e a realidade virtual são ótimas para apresentar e vender o empreendimento para clientes.

Tecnologia no canteiro de obras

Por fim, em 2021 também veremos o uso de mais tecnologia dentro do canteiro de obras. Drones oferecem visão aérea de toda extensão da obra. Robôs entram como reforço da força de trabalho para ajudar no dia a dia.

A Internet das Coisas pode ser usada para interligar todo o maquinário e assim saber onde estão e descobrir se há qualquer problema. Sensores inteligentes presos nas vestimentas dos funcionários alertam em caso de acidentes, reduzindo o tempo de resposta e preservando a segurança da equipe.

Continue bem informado para não perder nenhuma tendência da Construção Civil e do mercado do aço. Inscreva-se na newsletter da SUL MINAS AÇO para receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?