Quando devemos utilizar o muro de arrimo? Ou melhor, o que é um muro de arrimo e qual é a diferença entre ele e o convencional de divisa de terreno?
Muros, são estruturas que servem para demarcar o terreno, ou seja, para indicar as limitações dele. Podemos dizer que ele é sempre de divisa, mas alguns apresentam funções estruturais diferentes.
O muro de divisa, essencialmente, não é projetado para absorver esforços de flexão diferentes ou maiores que os de vento.
Quando falamos de muro de arrimo, precisamos entender que ele é uma estrutura feita para absorver esforços de flexão provenientes de empuxos de terra, ou seja, sua finalidade é conter a terra do terreno, seja devido a um desnível entre um trecho e outro, seja por necessidade de reaterro em um dos lados.
Eles podem ser de flexão ou de gravidade. O de flexão é feito para resistir ao empuxo de terra por meio da estrutura dimensionada para absorver esforços de flexão. Já o de gravidade é feito para combater o tombamento com o próprio peso.
Os muros de arrimo podem ser de diferentes tipos:
- Gabião
- Alvenaria
- Concreto armado (moldado in loco ou pré-moldado)
Temos também os muros de concreto com contrafortes (tirantes ou chumbadores), que são elementos que auxiliam na absorção dos esforços de flexão mencionados.
Afinal, o que são os esforços de flexão?
Esse tipo de esforço ocorre quando uma força provoca compressão em algumas fibras da peça estrutural e tração em outras.
Então, nesse caso, a força é a pressão exercida pelo solo nas paredes do muro, podendo levar a estrutura a sofrer algumas situações: tombamento, deslizamento e/ou flexão em torno da base.
Agora que já sabemos que o muro de arrimo é feito para absorver esforços provenientes do contato estrutura-solo, fica fácil compreendermos que a utilidade dele é justamente nivelar terrenos com grandes desníveis, ou seja, locais de aclive ou declive, que venham a ter moradias e que, com certeza, vão necessitar desse tipo de obra.
Agora você já sabe que o muro de arrimo não é qualquer tipo de elemento de divisa de terreno, requer cuidado e cautela na execução e no seu dimensionamento. Para garantia de segurança, sempre tenha um engenheiro responsável pelo projeto (de acordo com as normas) e por garantir que o idealizado seja executado.
Gostaria de conhecer melhor os nossos produtos? Entre em contato conosco!
Na Sul Minas Aço temos uma equipe de especialistas que podem tirar eventuais dúvidas antes de você adquirir qualquer um de nossos produtos para o seu projeto.