As profissões da Construção Civil são muitas, cada uma com sua responsabilidade e importância.
Em uma obra, existem diversos profissionais que exercem papel fundamental para fazer um projeto acontecer.
Então, seja para contratar alguém para a sua obra, seja para ingressar nesse mercado, conheça algumas das diversas profissões da Construção Civil!
Arquiteto
O objetivo desse profissional é deixar a construção bonita, funcional e sustentável. É ele quem elabora os primeiros estudos, desenvolve a planta e define todo o projeto da obra.
O arquiteto indica quais materiais, métodos e acabamentos serão utilizados na construção. Tudo isso, levando em conta critérios de estética, conforto e funcionalidade. Além disso, ele pode atuar até o fim da obra, na fase de decoração.
Engenheiro Civil
O engenheiro civil projeta, gerencia e executa reformas e construções. Ele é o responsável por implementar o que foi planejado pelo arquiteto, fazendo os cálculos estruturais, a análise do solo, supervisionando e gerenciando equipes, emitindo laudos e pareceres técnicos. É ainda quem calcula, a estabilidade e a segurança de uma construção.
Mestre de Obras
É o porta-voz da obra. Ele é o responsável pela fiscalização, do início ao fim. Por isso, ele precisa ter um bom conhecimento de todas as etapas da obra, filtrando os problemas antes que cheguem à equipe de engenharia.
É ele quem distribui os serviços, coordena as equipes, faz o controle dos materiais utilizados e acompanha o cronograma de entrega do empreendimento.
Pedreiro
O pedreiro é o que põe a mão na massa e pode realizar diferentes tipos de serviços: alvenaria, concretagem, pilares, assentamentos, revestimentos, piso, contra-piso, chapisco, emboço, requadramento de portas e janelas etc.
Ele costuma trabalhar com um ou mais ajudantes, que o auxiliam nas tarefas diárias, como carregamento e organização de materiais, preparo do canteiro e o que mais for necessário para tornar o trabalho mais ágil.
Além disso, o pedreiro pode se especializar em etapas da construção. Assim, você encontra pedreiro geral, azulegista, de acabamento, de alvenaria, de manutenção predial e muitos outros.
Técnico em Edificações
Profissional de nível médio, ele é o braço direito do Engenheiro e do Arquiteto. O técnico em edificações atua no desenvolvimento e execução de obras residenciais, comerciais e industriais.
Ele é capaz de fazer leitura de projetos, controle de cronograma, executar e supervisionar obras, elaborar relatórios gerenciais, entre outras funções.
Além disso, ele participa do controle tecnológico de métodos e materiais, de acordo com os procedimentos legais.
Armador
É responsável pela ferragem da obra. O armador interpreta dados básicos do projeto de uma edificação no que se refere a tamanho, arranjo e posição das armaduras.
A partir daí, o profissional prepara a confecção de armações e estruturas de concreto e de corpos de prova (ferragens de lajes, fundações, pilares e vigas).
Também é ele quem corta e dobra ferragens de lajes, monta e aplica armações de fundações, pilares e vigas, molda corpos de prova.
Carpinteiro
O carpinteiro é o especialista em trabalhos com madeira em estado bruto ou maciço, com a função de lavrar e aparelhar a madeira em peças para uso em construções.
Isso significa criar as estruturas em madeiras que serão utilizadas na obra, como fôrmas, andaimes e estruturas provisórias para a realização dos serviços.
Sendo assim, esse profissional precisa ter noções de geometria e um vasto conhecimento de como lidar com madeira no seu estado natural.
Gesseiro
Ele atua na obra na fase de revestimentos e acabamentos. Esse é o profissional que prepara o local e aplica o acabamento em gesso, da parede ao teto.
Esse material também pode ser utilizado em ornamentações, como molduras, sancas e decorações. Alguns gesseiros também fazem instalações de Drywall (gesso acartonado).
Encanador
Esse profissional colocará em prática tudo aquilo que foi projetado pelo arquiteto no projeto hidráulico.
A instalação e a manutenção de água potável, esgoto e drenagem em sistemas de encanamento são feitas por ele.
O encanador está presente desde o início da obra, para fazer o ponto de água.
Engenheiro Eletricista
Esse é o profissional que planeja a distribuição elétrica para que ela seja segura.
É ele quem faz o planejamento, construção e manutenção de sistemas para gerar, transmitir e distribuir energia elétrica.
O engenheiro elétrico projeta os circuitos elétricos necessários para a construção e define os materiais a serem utilizados. Ele também planeja reformas, reparos e manutenção.
Eletricista
Profissional responsável por fazer a instalação, manutenção e reparos de toda a estrutura elétrica, incluindo interruptores e tomadas. Além disso, realiza vistorias e manutenções preventivas.
Sua atuação começa já no canteiro de obras, depois na construção de lajes e após a conclusão das paredes. Esse profissional é fundamental para uma obra segura.
Pintor
É responsável por preparar as superfícies, a tinta e realizar a pintura, em ambientes internos e externos. Ele também pode aplicar papel de parede e gesso para acabamento.
Esse profissional é extremamente importante para uma obra, pois a pintura, além de embelezar, protege a superfície.
Por isso, ele precisa ter bons conhecimentos de técnicas e materiais.
Vidraceiro
Esse profissional realiza corte, lapidação, furação e a instalação em vidro comum ou temperado. Ele também é responsável pela remoção dessas peças.
Na obra, o vidraceiro entra na fase final de acabamento, para evitar o risco de danificar esse material.
O vidraceiro também pode indicar problemas em vidros já instalados e fazer a manutenção. Além disso, ele deve orientar sobre a melhor forma de cuidar e manusear esse material.
E você, conhecia todas essas profissões? Sentiu falta de alguma? Conte para a gente!
Fonte: https://www.amigoconstrutor.com.br/mercado/profissoes-da-construcao-civil/