Precisão em movimento: Conheça o processo de corte e dobra

O aço é um material fundamental na construção civil, é conhecido por sua tenacidade e resistência ao mesmo tempo. Para moldar o aço em diversas formas e tamanhos necessários para projetos de construção, os processos de corte e dobra são indispensáveis. Essa técnica envolve habilidade e precisão dos engenheiros e fabricantes para transformar o aço em componentes estruturais que formam a espinha dorsal da infraestrutura moderna.

As técnicas de corte e dobra sofreram grandes mudanças ao longo do tempo, inicialmente as barras comercializadas se limitavam a vergalhões retos, o construtor fazia o corte e dobra por si só, nesse caso gerando perda de material. Posteriormente, surge o vergalhão em rolos, reduzindo perdas, porém, exigindo um maquinário específico e adequado.

Embora ainda sejam utilizados métodos tradicionais de corte manual e dobra hoje em dia, os avanços na tecnologia introduziram sistemas automatizados que aumentam a eficiência e a precisão para atender aos requisitos e medidas do projeto, garantindo a integridade estrutural e a segurança. O corte de aço envolve a separação de barras ou vigas de aço em comprimentos ou formas desejadas. Cada método oferece vantagens exclusivas em termos de velocidade, precisão e adequação para diferentes tipos e espessuras de aço.

O processo envolve a deformação de materiais para obter ângulos, curvas ou formas específicas. Assim como o processo de corte, a dobra é uma etapa crucial na fabricação de componentes estruturais utilizados na construção civil, incluindo vigas, colunas e outros elementos de suporte de carga. A dobragem de aço requer equipamentos especializados e operadores qualificados para garantir a precisão e manter a integridade estrutural do material, utilizando pinos de dobra recomendados pela Norma ABNT NBR 7480 e NBR 6118.

É muito importante seguir as especificações da engenharia e padrões de qualidade para assegurar a qualidade de aços dobrados, contribuindo para a segurança e resistência geral dos projetos de construção civil.

O processo de Corte e Dobra se inicia com o recebimento do projeto digital, que é interpretado pelo técnico de edificações ou planilhador e transforma diversos elementos das estruturas em peças de vergalhões cortados e dobrados, identificados por elementos, posições, folhas do projeto ou partes da obra. A segunda parte do processo ocorre na fábrica, onde as máquinas, conforme as bitolas e formas das peças, produzem-nas nas dimensões do projeto. Por fim, todas as peças são agrupadas por bitola e forma para facilitar a montagem e execução do projeto no canteiro de obras, além de serem identificadas com etiquetas.

O serviço de Corte e Dobra apresenta diversas vantagens para a sua obra. Com o maquinário moderno o material é cortado e dobrado de acordo com as medidas do projeto estrutural, gerando perda zero de materiais. Além disso, o material chega pronto no seu canteiro de obras, gerando economia de tempo e dinheiro.

Conheça os nossos produtos e garanta qualidade, maior agilidade, praticidade e segurança na sua obra! Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a muitos outros conteúdos como este!

E para solicitar um orçamento, entre em contato conosco!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?