Quando o assunto é construção civil, dois projetos têm grande destaque: o projeto estrutural e o projeto arquitetônico. É evidente que ambos são essenciais para uma boa construção, portanto, é necessário entender a relação entre ambos. O que é um projeto estrutural / arquitetônico? Por que são necessários? Quem os executa?
O que é um projeto estrutural?
Primeiramente, o projeto estrutural trata-se dos desenhos, feitos a partir de cálculos e análises de todas as forças atuantes na estrutura. Como por exemplo, a força do peso total da edificação que atua diretamente no solo em que essa se situa.
Além disso, o projeto estrutural define os materiais mais adequados para cada tipo de construção. Esses, podem ser os tipos de concreto e aço a serem utilizados e em que parte da estrutura cada um deles será alocado. Esses detalhes são necessários pois cada obra tem sua especificidade e os tipos de materiais e suas aplicações podem variar de um para o outro.
Dessa forma, durante a elaboração desse projeto, diversos parâmetros são levados em consideração, como as dimensões da obra, a composição e a inclinação do solo, as eventuais forças que o meio, como o ar e a chuva, que são aplicadas na construção, dentre outros.
A estrutura planejada deve ser capaz de sustentar o peso dos elementos no seu interior se atentando também à durabilidade da edificação. Logo, o profissional responsável pelo projeto estrutural é o engenheiro civil, pois o mesmo é especializado na aplicação da matemática na construção.
O que é um projeto arquitetônico?
Por sua vez, o projeto arquitetônico também é composto de desenhos. Porém, nesse caso, ele tem um foco maior na parte estética, ou seja, projetar uma construção que atenda as necessidades do cliente, fornecendo uma solução prática, funcional e econômica.
Dessa maneira, esse tipo de documento leva em consideração o conforto térmico, luminoso e acústico do ambiente a ser construído. Além da funcionalidade e ergonomia, o projeto arquitetônico funciona como base para o projeto estrutural.
Outra característica do projeto arquitetônico é a constante validação com o cliente, com o intuito de alinhar os desejos e necessidades desse com o que está sendo idealizado. Desse modo, o projeto arquitetônico permite a visualização da edificação, antes mesmo dela estar pronta. Logo, o profissional formado em arquitetura é o responsável, pois estes são especializados no processo criativo da construção.
Quais os benefícios desses projetos?
Nesse contexto, ambos se complementam no processo de construção de maneira que, se for dada mais importância para um em detrimento do outro, o resultado final não alcançará os objetivos esperados.
Pensando nisso, se ao construir uma casa, dá-se mais ênfase no projeto arquitetônico, deixando o estrutural de lado, essa casa pode apresentar falhas no seu esqueleto, resultando num perigo iminente aos seus moradores e vizinhos.
Contudo, se a situação for invertida e o foco for somente no projeto estrutural, a casa não irá cair, mas provavelmente não será uma construção com um apelo estético e poderá apresentar ausência de conforto luminoso e acústico.
Mesmo que os profissionais especializados sejam contratados e cada projeto for executado corretamente, porém de uma maneira individual e incompatível, o resultado final pode não ser o esperado.
Isso ocorre em decorrência da falta de comunicação entre os projetistas, uma vez que, apesar do objetivo final de ambos ser o mesmo – elaborar os documentos necessários para a construção de uma edificação – arquitetos e engenheiros observam o mesmo objeto por visões diferentes – o primeiro enxerga a forma, o segundo enxerga a estrutura.
Como o projeto estrutural e o arquitetônico atuam na obra?
Dessa forma, é preciso que os projetos estruturais e arquitetônicos sejam complementares e conectados. Para tanto, engenheiros e arquitetos devem manter a comunicação ativa durante todo o processo da elaboração dos desenhos.
Consequentemente, projetos produzidos de maneira alinhada combinam conforto, funcionalidade e estética com segurança e durabilidade de uma maneira precisa e eficaz, atendendo às exigências e necessidades do cliente e evitando imprevistos.
Na Sul Minas Aço nós temos todos os tipos de aço para o seu projeto! Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
Acompanhe o nosso blog para mais dicas e notícias.