Patologias do concreto: quais são e como evitar

As patologias do concreto podem ser muito mais comuns do que se imagina. Isso porque elas aparecem desde maneiras mais sutis, até em ocasiões onde ficam bem aparentes. Desse modo, é preciso uma atenção especial para impedir que a mesma se desenvolva e gere prejuízos.

Confira a seguir as principais patologias do concreto para que você as entenda e, desse modo, possa evitá-las. Vamos lá:

1- Trincas e fissuras

As trincas e fissuras, por mais que possam parecer inofensivas, podem ser um sinal muito importante e evidente de que houve alguma falha no preparo da mistura para concreto.

Dessa maneira, compromete a estrutura de modo físico e, obviamente, estético. Portanto, é essencial que para evitar o problema, o profissional que prepara a mistura considere indicações ambientais antes de prepará-la. Além disso, evitar essa patologia é lidar diretamente com a dosagem correta durante a elaboração da massa de concreto.

2- Porosidade

A porosidade é mais um dos tipos de patologias do concreto que podem ser evitados de uma maneira simples. Afinal, este sinal surge como um efeito de comprometimento na resistência do concreto, estando diretamente relacionado com a sua preparação e os parâmetros de qualidade.

Desse modo, é necessário que o concreto seja lançado sempre próximo ao local definitivo e que a ação ocorra antes do início do ponto de pega. Para tanto, utilize sempre funis ou trombas para lançamentos de alturas que estejam acima de dois metros.

3- Infiltração

Os problemas de infiltração, por si só, não são específicos do concreto. Isto é, podem surgir em paredes feitas de outros materiais. No entanto, podem ocasionar manchas, acúmulo de líquidos e efeitos estéticos nada agradáveis. Desse modo, para evitar a infiltração, é necessário que todo o projeto hidráulico esteja efetivamente dentro dos parâmetros de qualidade.

Além disso, lembre-se sempre de se atentar para as calhas, além de usufruir dos efeitos da impermeabilização da obra para inibir o desenvolvimento de umidade no ambiente.

4- Rachaduras

Quando as possíveis “trincas” ou “fissuras” ultrapassam cerca de um milímetro de diâmetro, estamos diante de uma rachadura. Esta, por sua vez, é um pouco mais perigosa e pode representar que estão acontecendo movimentações expressivas na estrutura da construção. Dessa maneira, quando este sinal aparecer, é essencial que um profissional qualificado faça a inspeção da obra, a fim de reconhecer a causa raiz do problema.

Prevenção é o melhor caminho

A prevenção sempre será o melhor caminho para que a sua obra não necessite de reparos caros mais tarde. Desse modo, organize-se para que cada etapa cumpra sempre todos os parâmetros de qualidade, gerando assim resultados mais qualificados e efetivos.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas e notícias.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?