Impermeabilização na construção civil: onde e quando aplicar?

A impermeabilização é um processo fundamental para prevenir danos na estrutura das edificações e controlar a proliferação de problemas com mofos, fungos e manchas, que além de promover mal-estar às pessoas, pode trazer problemas de saúde.

Mas onde e quando realizar esse processo? Para entender um pouco mais sobre como ele funciona e quais locais podem receber impermeabilização – e quando -, continue a leitura!

A importância da impermeabilização na construção civil

A impermeabilização é uma etapa muito importante na construção civil, pois visa proporcionar mais conforto aos usuários finais da edificação, seja ela de uso comercial, industrial ou residencial.

Vazamentos de água e problemas com a umidade de uma casa, apartamento ou comércio são um assunto sério e que pode causar muitos prejuízos para os envolvidos a curto e a longo prazo. Infelizmente, muitas vezes essa etapa é deixada de lado por contenção de gastos e desinformação sobre o processo, resultando em ambientes insalubres e desagradáveis de se permanecer.

Além disso, a impermeabilização se faz necessária em todos os climas, independente dos níveis de umidade ou temperatura da localidade em que a estrutura se encontra. Isso porque mesmo as cidades mais quentes, em um país como o Brasil, costumam ter períodos de chuva e apresentar variações climáticas e de umidade do ar no inverno. Essa variação pode ocasionar diversos problemas, caso o projeto não contemple a impermeabilização da estrutura.

Os riscos da falta de impermeabilização

Para além dos perigos à saúde humana, a falta de impermeabilização na construção civil pode causar danos irreversíveis à estrutura da edificação. Isso ocorre devido à exposição a agentes externos, como o ambiente e o clima, que atuam oxidando as armaduras e causando o desgaste do material.

Muitas vezes o fato de a impermeabilização não apresentar um apelo estético à primeira vista, faz com que a sua importância seja diminuída frente aos diversos outros processos que compõem a construção de uma casa ou edifício.

Outro problema decorrente da negligência com a impermeabilização de uma obra é o nível de insatisfação de moradores com um imóvel. Imagine o transtorno de alguém que pegou a chave do seu imóvel, realizou um projeto de decoração e em seguida precisou realizar reformas e reparos devido a erros construtivos que fizeram seu imóvel perder o valor rapidamente. Esse tipo de insatisfação pode levar a abertura de processos, responsabilizando a construtora pelos danos, e exigindo desde a responsabilidade pelo conserto até o pagamento de indenizações.

O que diz a norma ABNT?

Desde outubro de 2010, quando entrou em vigor, a NBR ABNT 9575 estabelece recomendações e exigências para a fase de impermeabilização na construção civil. Ou seja, a empresa que ignorar essa norma pode, de fato, ser responsabilizada por problemas relativos à falta de vedação, especialmente se houver a necessidade de desapropriação do imóvel ou nos caso de danos à mobília, devido à infiltração.

A NBR 9575 estabelece o tipo de seleção a receber o projeto de impermeabilização:

“O tipo adequado de impermeabilização a ser empregado na construção civil deve ser determinado segundo a solicitação imposta pelo fluido nas partes construtivas que requeiram estanqueidade. A solicitação pode ocorrer de quatro formas distintas, conforme a seguir:

  1. a) imposta pela água de percolação;
  2. b) imposta pela água de condensação;
  3. c) imposta pela umidade do solo;
  4. d) imposta pelo fluido sob pressão unilateral ou bilateral.”

No fim, entende-se que é indispensável que toda a construção, até mesmo o subsolo e a fundação, passem por um planejamento de vedação no momento de sua construção.

Quando e onde aplicar a impermeabilização?

É importante que a impermeabilização esteja contemplada no projeto da construção. Isso permite uma análise mais aprofundada dos especialistas e a escolha correta dos materiais e sistemas adequados.

A vida útil de uma obra depende diretamente de um eficiente sistema de impermeabilização. Os custos de um reparo ou reforma de uma edificação danificada por um problema de infiltração pode ser até quinze vezes maior do que o processo de impermeabilização, se este fosse executado junto ao projeto.

Segundo o site do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura (IBDA), o custo da implantação de um sistema de impermeabilização representa em média de 1 a 3 % do custo total da obra, considerando projeto, consultoria, fiscalização, execução e materiais.

Elencamos os principais locais que podem – e devem! – receber impermeabilização na construção civil. Confira:

Fundações

A fundação é um dos principais elementos de resistência e durabilidade a toda estrutura de um empreendimento. Embora não esteja em contato direto com as variações climáticas, alguns elementos ficam em contato direto com a umidade do solo, o que oferece grande risco a toda a estrutura (alvenaria e elementos estruturais) quando o problema não é tratado.

Subsolos

Muito comum como estacionamento de prédios, a vedação para evitar infiltração em subsolos deve ocorrer, pois a água da chuva tende a ser um problema, já que vai se misturar e acumular com os lençóis freáticos. A estrutura da construção passa a ficar mais em risco ainda, se não houver um trabalho com cuidado e qualidade na construção da área de subsolo.

Banheiros, cozinhas e áreas de serviço

Em contato frequente com água e umidade, essas áreas são as primeiras a sofrer com a estrutura de revestimento cedendo devido à umidade. Por consequência, as paredes dos cômodos que fazem divisão com essas áreas da casa, também sofrem com a infiltração.

Sacada

A sacada em apartamentos fica totalmente exposta ao sol e às chuvas, que podem durar dias ou semanas, dependendo da localidade. Além de garantir que não haja problemas com infiltrações, a impermeabilização oferece maior resistência às ações do tempo.

Piscinas

Feita exclusivamente para receber uma grande quantidade de água, as piscinas precisam de uma impermeabilização excelente desde o projeto da obra até a execução e aplicação. Por isso, além de materiais de qualidade, é necessário que todo o processo seja acompanhado com profissionais certificados e qualificados para executar esta tarefa.

Aqui no blog da Sul Minas Aço você encontra vários temas sobre tendências, novidades e tudo atualizado sobre o mercado da construção civil. Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?