Fissuras na calha podem causar infiltração?

Na construção civil algumas coisas são quase padrão e certamente uma delas é o uso de calhas no telhado. Não temos dados estatísticos, mas acreditamos que o uso chega próximo da totalidade das novas construções que tem algum tipo de telhado.

As exceções podem ficar por conta de casas que não usa telhado, ou seja, apenas a laje. Neste caso o uso da calha, evidentemente não se justifica. Também podemos considerar os telhados mais antigos ou mais coloniais onde todo o acabamento é feito com concreto. Mas atualmente quando se ergue algum tipo de telhado, normalmente faz-se o uso da calha.

Continue a leitura e saiba mais!

Para que serve a calha?

A função da calha é conter e controlar o fluxo da água da chuva que cai sobre o telhado. Esta função era feita no passado apenas pelas telhas, mas hoje com os novos métodos construtivos e novos tipos de telhas, o uso da calha é complementar.

Então quando se faz o telhado, fica algumas áreas onde a água consegue penetrar. São elas:

  • Quando a telha se encontra com uma parede, por exemplo. Neste caso, por mais bem encaixada que possa ficar, uma mínima abertura é o suficiente para a água entrar.
  • Quando duas partes do telhado se juntam de maneira a não encaixar direito. Isto pode acontecer pelo projeto do telhado ou irregularidade na altura de uma das partes.
  • No final da telha para evitar que a água caia diretamente no chão e assim expirar e molhar a parede.
  • Em casos de beiral de talhado, especialmente nos telhados embutidos.
  • Entre outros

Nesses casos e outros o uso de calha vem para complementar as telhas e dar o acabamento necessário visando infiltrações. Depois do telhado pronto é preciso chamar uma empresa especializada em calhas que identificará os pontos necessários para colocar a calha, fazer a medição e assim definir a quantidade de material que será usado.

Tudo é feito sob medida. A calha é cortada e dobrada na própria empresa e a colocação é feita no local já considerando as peças prontas.

Soldas

O problema é que essas muitas peças que vem separadas precisam ser unidas no telhado. Muitas já vêm soldadas, enquanto outras são unidas com algum produto selante como é o caso do PU que é um selante de poliuretano.

Assim as peças são “soldadas” com PU e isso impede que haja fissura para a penetração da água.

Problemas com fissura

Mas com o tempo de uso podem surgir pequenas fissuras na calha. Creio que isso acontece pelas mudanças de temperatura que aparentemente afetam bastante este produto.

Se você tem calha em casa já deve ter ouvidos os fortes ruídos que ocorrem quando a temperatura começa a esquentar muito e de maneira rápida. Com isso dá para ver que a calha reage a este fenômeno. Quando a calha está quente demais e esfria rapidamente, como na chegada de uma frente fria ou uma grande nuvem encobre o sol, os ruídos também ocorrem.

Com isso é possível entender que há uma reação e considerando ainda que partes da calha são soldadas, essas soldas podem sofrer algum tipo de dano e gerar pequenas fissuras por onde a água possa entrar.

Resolvendo problemas de infiltração

Assim, a solução de problemas de infiltração no telhado passa por uma análise das calhas, rever as soltas e fazer uma boa manutenção. Com isso, pequenas fissuras podem ser tiradas e grandes problemas resolvidos.

Gostou do conteúdo de hoje? Continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?