Conheça os riscos da poeira na Construção Civil e como evitá-los

Conheça e saiba como evitar uma das principais enfermidades que atinge os trabalhadores da construção civil.

Você sabia que nem sempre o perigo está nos equipamentos utilizados no trabalho? Às vezes, ele se encontra em pequenas partículas que são liberadas sem que a gente perceba. Sim, estamos falando sobre poeira e seus perigos que, apesar de serem causados por algo tão minúsculo, são bastante perigosos.

Esses resíduos sólidos, muito presentes no setor da construção civil por exemplo, são produzidos a partir do atrito, impacto, cortes, entre outras atividades de uma obra e se inalados acabam agredindo o aparelho respiratório dos trabalhadores e contribuindo para o desenvolvimento de doenças ao longo do tempo.

TIPOS DE POEIRA

Categorizamos os tipos de poeira como: mineral, alcalina, vegetal e metálica. Neste artigo iremos comentar sobre as poeiras minerais e metálicas, mais comuns em canteiros de obras.

A poeira metálica, como o nome já diz, são provenientes de atividades que envolvam metais. Os pequenos resíduos dessas operações podem desencadear no operário doenças no sistema respiratório, e também, febre e calafrios.

Já a poeira mineral é produzida por atividades como perfurações, extração de mineral, explosões, britagem de pedras, etc. Essa poeira possui uma sustância chamada sílica, naturalmente encontrada em certos tipos de pedra, areia e argila. Essa poeira branca é bastante nociva à saúde do trabalhador e pode provocar até câncer.

DOENÇAS CAUSADAS PELA POEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

SILICOSE

É uma doença pulmonar causada pela inalação, em grandes ou pequenas quantidades, de pó de sílica. Ela surge a partir de inflamações no pulmão que podem desenvolver no paciente uma tuberculose ou até mesmo um câncer no órgão.

PNEUMOCONIOSE

Outra doença respiratória que se desenvolve a partir da inalação de poeira, causando danos variados ao sistema respiratório do trabalhador. Falta de ar, tosses secas e ponta dos dedos inchados são os principais sintomas da doença. Além disso, a pneumoconiose aumenta significativamente as chances de o operário desenvolver um câncer pulmonar.

DERMATITES

Reação alérgica de pele que geralmente se manifesta na região das mãos, braços e face. Ocorre por causa do contato direto com uma substância irritante, como por exemplo, vapores orgânicos desprendidos das tintas e solventes. Seus principais sintomas são coceira e formação de bolhas ou manchas.

VOCÊ SABIA? CONTRUÇÕES COM DRYWALL

Atualmente, é muito comum a utilização de drywall nas construções. O que muita gente não sabe é que ao cortar ou lixar o drywall (e o gesso comum também) os trabalhadores se expõem a altas concentrações de poeira.

No início, esse contato com a poeira pode provocar leve irritação nos olhos, nariz e garganta do profissional, mas com o tempo, os sintomas se agravam. A garganta fica mais inflamada e isso acaba contribuindo para o surgimento de tosses mais fortes, produção de catarro e dificuldades respiratórias similares à asma.

MÁSCARAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

O uso adequado de equipamentos de proteção individual é fundamental para garantir a saúde do trabalhador. Certifique-se que seus equipamentos estejam em perfeitas condições de uso, higienizado e dentro do prazo de validade. Caso não esteja, solicite imediatamente outro a sua empresa.

Utilize Máscaras Respiratórias para evitar a inalação de poeira e de produtos químicos. Existem diversos modelos, do mais simples ao mais completo. Prefira as que acompanham filtros.

Medidas de controle de segurança coletiva também são necessárias. Umidificar o ambiente, lavando o piso e ventilar o local de trabalho são ótimas práticas para evitar as chances de doenças.

Diagnosticar a doença cedo é uma medida necessária para evitar que o problema de saúde se agrave. Isso pode ser feito por exame físico ocupacional e exames complementares, solicitados pelo médico. Solicite a antecipação do seu exame periódico caso note alguma alteração em seu estado de saúde.

Você possui alguma dúvida sobre equipamentos de segurança para o setor de construção civil ou deseja complementar o assunto? Deixe seu comentário abaixo. Sua participação é muito importante para nós.

Fonte: conectafg.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?