Um canteiro de obras bem organizado e planejado é um dos pilares para uma obra bem executada. Não há uma “receita de bolo” para planejar um bom canteiro, mas conhecer as suas fases e seguir alguns passos básicos de planejamento já auxilia no processo, continue a leitura e confira!
Planejamento
Essa fase costuma ser mais burocrática. É aqui que você vai realizar uma comunicação prévia e deixar claro informações essenciais, como endereço, o tipo de obra, prazos, mapear possíveis custos extras e imprevistos, orçamento e tudo que envolve um bom planejamento.
Segurança
Para que você garanta a segurança e integridade de todos, projete o canteiro com uma boa logística, evitando muitas curvas nos acessos, calculando as alturas das prateleiras nos estoques, marcando e identificando os locais que serão utilizados para armazenamento manual e armazenamento mecanizado.
Planeje a comunicabilidade entre as centrais. Por exemplo: central de armação comunicando com central de formas, depósito de elétrica com montagem de formas, depósito de materiais brutos com central de concreto e argamassa (betoneira).
Estabelecer rotas de movimentação de formas prontas, armações, tubulações. Estabelecer procedimentos para evitar a obstrução e acesso aos elevadores.
É necessário investir em uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e profissionais capacitados e qualificados para exercer as funções de forma correta.
Implantação
Após ter o local para a obra, é necessário realizar um estudo preliminar do canteiro, definir fatores como água, luz e esgoto, local de armazenagem de insumos e materiais, instalações e quais equipamentos serão utilizados.
Lembre-se que no canteiro de obras precisa ter um espaço reservado para receber fornecedores, técnicos, amostras, fiscais, instituições do governo e reguladores.
Todos os espaços devem ser projetados para os reposicionamentos rápidos dos setores e instalações provisórias, conforme o andamento da obra e também as datas prévias de cada instalação permanente que serão utilizadas como uso provisório de canteiro de obras.
Para te ajudar, siga essa lista e adapte para a sua construção:
- Alojamento;
- Vestiário;
- Banheiro;
- Refeitório;
- Cozinha;
- Ambulatório;
- Almoxarifado;
- Depósito;
- Escritório;
- Estacionamento.
Funcionamento
É nessa fase que você deve garantir que as pessoas e insumos vão poder se locomover com segurança e que as máquinas sejam operadas apenas por pessoas capacitadas e qualificadas.
É aqui também que você deve averiguar se há sinalizações, proteção contra incêndios e quedas e o uso de EPI e EPC. Para que todos estejam alinhados com o objetivo, é interessante investir em treinamentos e palestras conscientizadoras.
Apresentar a todos os funcionários e envolvidos as regras e funcionamento de todo o canteiro de obras e fixar em vários locais os mapas de risco, de fuga e a planta baixa explicativa do canteiro com as devidas informações de proibições e permissões.
Essas são as principais fases do planejamento de um canteiro de obras. Investir nessa etapa pode te ajudar muito a evitar acidentes, atrasos e gastos desnecessários.
Aqui no blog da Sul Minas Aço você encontra vários temas sobre tendências, novidades e tudo atualizado sobre o mercado da construção civil. Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo!