O concreto protendido para construção predial é uma excelente alternativa cujo potencial ainda precisa ser mais bem explorado pelos engenheiros e arquitetos brasileiros. Há várias vantagens técnicas que trazem enorme benefício às obras que utilizam este tipo de sistema.
Além da segurança estrutural proporcionada pela protensão, este sistema permite maior liberdade criativa no que se refere à estética e ao design da residência.
Confira a seguir como a protensão do concreto em residências é uma solução excelente para quem quer optar pela segurança sem abrir mão da elegância em seu projeto residencial.
O concreto protendido para construção predial em residências
A principal vantagem da protensão do concreto, no que tange a parte estética, é a redução da seção da viga. Isso significa que o vigamento exposto na construção não requer seu recobrimento, como é o caso do concreto armado. Dessa forma, os arquitetos podem desenhar vãos livres e pórticos, característicos da arquitetura brasileira moderna.
As ancoragens do vigamento em sistemas de protensão são pequenas e baratas. Além de tornar o ambiente construído muito mais moderno e amplo, este método reduz custos e traz maior sustentabilidade à obra.
As vantagens do concreto protendido para construção predial
Em relação ao concreto armado, a principal vantagem do sistema de protensão é a ausência da formação de fissuras na superfície do concreto, reduzindo seu custo de manutenção. Ou seja, o concreto protendido tem maior resistência a altos esforços de tração, não obstante sua facilidade de manuseio.
A praticidade do sistema de protensão não se resume ao seu transporte. As cordoalhas de aço, engraxadas e plastificadas, são muito resistentes à degradação que pode ocorrer no canteiro de obras. Além disso, a facilidade de manuseio torna o processo construtivo muito mais eficiente.
Para protender o concreto, é realizada uma só elevação. Uma vez que a bainha de plástico é ajustada à cordoalha, não existe a etapa de injeção de pasta de cimento para prender os cabos, o que reduz custos operacionais e com matéria prima na construção.
Por esses motivos, o sistema de protensão do concreto permite maior organização tanto da logística quanto do canteiro de obras, quando comparado ao concreto armado simples. Em outras palavras, o concreto protendido otimiza o uso dos recursos, tornando a obra mais sustentável e eficiente energeticamente.
Assim, o concreto protendido em projetos residenciais ainda é uma tendência a ser explorada no mercado da construção civil brasileiro. A técnica, além de trazer maior confiabilidade estrutural, traz maior organização e eficiência no uso dos recursos da obra, o que melhora muito a sustentabilidade da construção.
Gostou do post de hoje? Continue nos acompanhando aqui no blog e fique por dentro de tudo sobre o mundo da construção civil.
Lembrando que a Sul Minas Aço tem parceria com a Fortywall, entre em contato conosco e saiba mais.