Compra de aço: como otimizar cotações sem comprometer a qualidade

Encontrar materiais para construção com um bom custo pode ser tarefa difícil. Porém, existem algumas estratégias capazes de auxiliar na hora de decidir sobre o gasto da obra, principalmente na compra de aço.

Neste conteúdo, você verá os principais aspectos a serem levados em conta na hora de fazer suas cotações e adquirir aço de maneira otimizada. Então, veja como não gastar mais do que o necessário e finalize a obra dentro do orçamento e cronograma, sem comprometer a qualidade do projeto!

3 dicas fundamentais para a compra de aço

Habitualmente, o que causa mais gasto durante uma construção é a compra de materiais em excesso ou prejuízos advindos de imprevistos. Isto acontece quando o comprador não se atenta às 3 dicas abaixo:

1. Seguir o projeto estrutural à risca

Comprar os materiais de acordo com o projeto é uma medida que evita muitas dores de cabeça. É possível, ainda, entregar a cópia do projeto estrutural (contendo o resumo de materiais com a tabela de aço indicando tipo, bitola e quantidade) para uma empresa e receber os produtos em aço de acordo com o que é necessário para a construção. Certifique-se de que tudo segue às normas técnicas NBR para garantir a segurança e qualidade final da obra.

2. A escolha do fornecedor

Na hora de comprar aço, escolha um fornecedor de confiança que garanta a entrega de produtos de qualidade no tempo acordado. Além disso, contar com vendedores especializados é bastante útil para resolver eventuais dúvidas que surjam na hora da compra, por exemplo.

3. Compra de aço em armações já estruturadas

A terceira e última dica é valiosa para quem deseja economizar não apenas dinheiro, mas também tempo: comprar as armações de aço já montadas possibilita seu uso imediato e armazenamento organizado no canteiro de obra.

Sobre as armações de aço

A dica para comprar aço com o menor custo é, na verdade, a economia inteligente feita no momento de decidir quais tipos de aço devem ser comprados. Assim, as armações de aço podem ser compradas já prontas, garantindo menor desperdício ao comprador.

Veja quais são as mais comuns em pequenas construções:

  • Malha POP: amplamente utilizada em obras populares, a Malha POP é utilizada principalmente na construção de lajes, pisos e estruturas pré-moldadas, por exemplo. Produzida em barras de aço CA-60, com formato retangular (2x3m) você encontra a malha pop em 4 níveis de resistência – leve, média, reforçada e pesada.
  • Telas de aço: as telas de aço soldado são estruturadas por barras de CA-60 que formam uma trama de elevada resistência mecânica. Assim, as telas soldadas são muito utilizadas em lajes, calçadas, pisos industriais, estradas e contrapisos.
  • Sapatas: estruturas de sustentação pré-fabricadas com vergalhões CA-50 superpostos, cortados e soldados. As sapatas são úteis para distribuir as tensões atuantes sobre uma fundação, sustentando o peso da construção e distribuindo as cargas dos pilares sobre o terreno.
  • Treliça: compridas e de formato triangular, as treliças de aço são resistentes e geralmente utilizadas na fabricação de vigotas para construção de laje treliçada.

Quanto à resistência mecânica do aço

Para evitar gastos desnecessários ou imprevistos, é fundamental conhecer, ainda, os tipos de aço e suas características de resistência mecânica e quais serão realmente necessários para a construção. A nomenclatura CA se refere a Concreto Armado e a numeração indica sua resistência ao escoamento (limite de deformação irreversível do aço), verifique:

  • Aço CA-60: as barras de aço CA-60 levam esse nome, pois suportam tensões até 60kgf/mm². Sua estrutura possui nervuras transversais, conferindo assim, mais aderência do aço ao concreto. Este tipo de barra é utilizado juntamente às barras de CA-50 na fabricação de armação de aço.
  • Aço CA-50: assim como o aço citado acima, o aço CA-50 é capaz de suportar até 50 kgf/mm² de tensão de ruptura. Sua superfície pode ser lisa ou nervurada.
  • Aço CA-25: de superfície lisa, o aço CA-25 suporta até 25 kfg/mm² de tensão de ruptura.

Entender melhor sobre os tipos de aço e suas funções é uma das estratégias para se economizar na hora de adquirir o produto, evitando prejuízos por escolha equivocada ou desperdício de materiais, por exemplo.

Caso necessite fazer uma cotação, basta entrar em contato conosco. Na Sul Minas Aço temos uma equipe de especialistas que podem tirar eventuais dúvidas antes de você adquirir qualquer um de nossos produtos para o seu projeto.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?