A gestão de processos no setor da construção civil é fundamental para obtenção dos melhores resultados, gerando mais confiança e minimizando os impactos negativos ao meio ambiente.
A prática está diretamente relacionada à previsibilidade dos efeitos que cada atividade pode gerar em toda a operação.
Se você ainda tem dúvidas quanto a esse tipo de gerenciamento, continue a leitura! Aqui reunimos as principais informações e impactos dela, além de dicas de como realizar a administração da melhor forma.
Boa leitura!
Por que a gestão de processos precisa ser assertiva?
A gestão de processos é a área responsável pela administração e planejamento das atividades com o intuito de aprimorar o desempenho. Ou seja, é a metodologia que desenvolve um plano de ação para cada etapa, coordenando e alinhando as tarefas de maneira cronológica.
De acordo com um estudo sobre o assunto, esse gerenciamento diz respeito ao conceito de interação das diversas atividades realizadas pelos vários departamentos de uma organização. O objetivo sempre será a otimização dos resultados.
Para isso, os processos precisam ser estruturados e organizados de maneira hierárquica. Com base em uma visão mais macro para as tarefas pontuais. Ao mesmo tempo, é necessário compreender o funcionamento atual das suas operações para identificar quais os pontos críticos e de melhoria.
Ainda conforme o artigo apresentado, para alguns autores, essa ferramenta pode ser definida como “mapeamento de processo e as suas variáveis como sendo de produto em processo (y), de produto final (Y) e de processo (x)”.
Logo, deve existir categorias para controle dos parâmetros críticos que precisam de acompanhamento. Assim como é importante avaliar os ruídos que devem ser eliminados e as controláveis que necessitam de ajustes para serem capazes de gerar impacto positivo no resultado esperado.
Então, o gerenciamento de processos nada mais é do que o estudo e a organização das atividades de rotinas repetitivas das operações para que se tenha uma integração mais eficiente nas diferentes áreas. E, assim, padronizar e melhorar o desempenho de cada tarefa.
A importância dessa prática, ainda segundo o mesmo artigo, se dá à compreensão dos impactos de cada ação. Afinal, “realizar atividades sem pensar nas consequências é uma das maiores perdas que se pode obter na construção civil”.
Quer dizer, então, que a gestão de processos é sobre não realizar no escuro toda a execução. Refere-se a obtenção de resultados previsíveis, escaláveis e estruturados!
Como ter uma boa gestão de processos na construção civil?
Tendo em vista os impactos de uma boa gestão de processos na construção civil, reunimos aqui uma lista de dicas de como realizá-la. Seguir essas etapas te ajudará a começar a praticar esse tipo de gerenciamento.
E com o tempo, você será capaz de realizar os ajustes necessários até chegar na melhor versão da sua gestão de processos. Afinal, cada negócio possui suas peculiaridades e especificidades. O importante é utilizar essas boas práticas como base para iniciar essa administração.
Confira a lista completa a seguir!
1. Mapeamento e estruturação de processos
Em um primeiro momento, para garantir a melhor gestão de processos, é fundamental o mapeamento dos mesmos. Isto é, deve-se estudar como, atualmente, funciona a operação diária da sua construtora.
Logo, é importante avaliar as atividades e as conexões entre elas. Bem como as ferramentas necessárias para o correto funcionamento das mesmas. Após esse estudo, é preciso estruturá-las.
A dica aqui é compreender o impacto entre elas e conectá-las de maneira a otimizar sempre a próxima tarefa. Assim, a operação, por completo, será aprimorada, uma vez que o impacto positivo será sentido em todas as ações.
2. Alinhamento com diversas áreas
O alinhamento entre as diversas áreas é o próximo passo para promover uma gestão de processos assertiva no setor de construção. A comunicação constante entre as partes é fundamental para garantir a perfeita estruturação e conexão das atividades.
Dessa maneira, estabeleça uma perfeita relação entre a gestão de compra, financeiro, estoque e logística, por exemplo.
Assim, será possível obter um bom controle de aquisição de recursos e contratação de serviços. Da mesma forma que as atividades estarão coerentes com o orçamento estabelecido, com a necessidade de reposição e com o tempo de entrega.
Tudo isso sem gerar efeitos negativos em nenhuma das tarefas ou atrapalhar o andar dos processos e, consequentemente, os resultados. Lembre-se que a estruturação das operações requer uma maior atenção a esses “detalhes”, tendo em vista a conexão entre cada ação.
3. Atenção ao meio ambiente e segurança
Em seguida, para aprimorar os seus resultados, é fundamental a atenção redobrada quanto ao meio ambiente e a segurança do trabalho. Isso está diretamente relacionado à gestão de processos, já que o desperdício e os acidentes podem paralisar as operações.
Ainda conforme o artigo citado anteriormente, o tempo de mão-de-obra dos serventes pode chegar a representar 50% do desperdício no setor. Além disso, praticamente 100% da argamassa poderá ser considerada perdida, e, 30% dos blocos/tijolos e itens de vedação podem se transformar em entulho.
Por isso, o alinhamento com compras é essencial. Isto fará com que a qualidade dos recursos seja maior, evitando poluição, perdas, atrasos, paralisações e gastos desnecessários. Contudo, também é imprescindível o cuidado com esses detalhes na operação.
Uma boa dica aqui é quanto a organização do layout e sinalização do canteiro de obra. Essa é uma ação importante para evitar desperdícios de materiais e de tempo com a movimentação entre cada etapa.
Mas, além disso, essas práticas também são fundamentais para promover maior segurança e evitar acidentes.
E, claro, siga sempre as principais normas do setor para garantir ainda mais eficiência, produtividade e proteção.
4. Se apoie em ferramentas tecnológicas
Assim como para as demais gestões, para o correto gerenciamento de processos deve-se apoiar em ferramentas tecnológicas. Atualmente, não há mais a necessidade de registrar e acompanhar cada mudança de maneira manual. Isso não só gera desperdício de tempo, como também maiores chances de erro humano.
Logo, é possível, contar com a ajuda de softwares de gestão capazes de facilitar a inserção de informações necessárias para a correta administração das etapas. Além disso, eles são capazes de facilitar a análise com a ajuda de uma ampla visualização de todas as atividades.
O que, consequentemente, colabora com a previsibilidade e, ainda, com o compartilhamento de informações com todos os envolvidos. Principalmente, com as áreas que, anteriormente, foram alinhadas às operações desta gestão.
5. Estudo constante
Por fim, é imprescindível o estudo constante dos resultados com base nos principais indicadores. Como vimos, os softwares são capazes de contribuir para essa análise, dando uma ampla visão sobre a obra.
Isso faz com que o gestor consiga, de maneira simplificada, conectar cada marco e objetivo, reforçando o início e o fim de cada fase. Assim, é possível identificar necessidades de cada etapa, avaliando os pontos de melhoria e gargalos.
A grande importância da gestão de processos na construção civil está relacionada à previsibilidade dos resultados. E isso só será possível com a avaliação constante das suas ações e das operações da obra.
E agora?
Após colocar em prática essas dicas, a sua gestão de processo se tornará mais otimizada e assertiva. No entanto, lembre-se que o importante é ir se adequando conforme a avaliação dos resultados. Essas dicas são importantes para começar a organizar e estruturar essa prática.
E, se após aprimorar seus processos e o seu gerenciamento, você continuar encontrando pontos de melhoria, é possível que o problema esteja relacionado à produtividade.
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