Um dos objetivos principais que se espera atingir ao fim de qualquer obra é a satisfação dos clientes. Mas o sucesso do empreendimento pode ser afetado caso não haja uma gestão efetiva e comunicação com os stakeholders na construção civil.
O termo remete ao conjunto de indivíduos e organizações que são impactados pelo serviço de uma empresa. Em tradução livre, significa “parte interessada”. Ou seja, são todos aqueles que têm curiosidade e serão afetados, positivamente ou negativamente, pelas ações da companhia.
O objetivo principal de qualquer negócio é criar valor de mercado entregando algum tipo de serviço ou material para partes interessadas. Por isso, toda instituição precisa ter seus stakeholders específicos definidos. Mas, no geral, eles são os consumidores, fornecedores, funcionários e investidores.
Por isso, as empresas devem entender como e quais são os stakeholders na construção civil. Assim, é possível focar em ações para melhorar a satisfação dessas partes interessadas, gerando mais lucro e resultados na entrega dos empreendimentos.
Está em dúvida sobre como fazer a gestão dessas pessoas e quer aprender mais sobre o assunto? Descubra mais neste conteúdo!
Quais são os stakeholders na construção civil?
Uma obra tem diversas partes envolvidas. Por isso, são vários os stakeholders na construção civil, podendo ser divididos em internos e externos. Entenda a diferença:
Internos
São os que participam da instituição ou lucram diretamente com ela. Assim, temos os colaboradores, como por exemplo os engenheiros, arquitetos e pedreiros.
Temos ainda os executivos, os investidores, acionistas e CEOs. Os stakeholders internos são os que têm maior poder de decisão durante as etapas construtivas.
Externos
Os externos são aqueles que não fazem parte da organização, mas são interessados e diretamente afetados pelos serviços. Ou seja, eles não participam ativamente dos processos construtivos.
Como exemplo podemos colocar os clientes, os fornecedores, o governo e a própria sociedade. Na teoria, esses são os stakeholders que têm menor grau de influência nas escolhas durante a construção. Mas, na prática, são as necessidades, desejos e a própria satisfação deles que definem como um projeto deve ser.
Por que é importante ter uma boa gestão de stakeholders na construção?
Tudo que é construído deve ser pensado e executado conforme as demandas do mercado. Ou seja, por mais que as ações da empresa impactem a vida dos stakeholders, a satisfação ou contrariedade deles também influencia nos resultados da construtora. Por isso, é tão importante conhecer sobre o assunto.
Fazer a administração das partes interessadas permite que a companhia entenda com quem e para quem está realizando as obras.
Assim, as tomadas de decisões são muito mais assertivas, aumentando as chances de sucesso na entrega das edificações. Sem a gestão, o resultado final pode se tornar um projeto genérico e pouco atrativo, causando insatisfação.
Do ponto de vista interno, quanto maior o bem-estar e engajamento dos colaboradores, melhor será o desempenho e a qualidade dos serviços. Assim como a produtividade terá mais resultados.
Olhando para o lado externo, principalmente por parte dos clientes, a satisfação pode gerar indicações, atraindo novos compradores. Além disso, resulta na fidelização dos usuários.
Como fazer a gestão de stakeholders na construção civil?
Agora que já sabemos o que é e qual a importância dos stakeholders na construção civil, uma dúvida que ainda falta ser respondida é como fazer a gestão dessas partes interessadas.
Por isso, separamos abaixo 4 dicas para realizar esse processo da maneira mais eficiente:
1. Identifique quem são os stakeholders
Cada obra é única e possui stakeholders diferentes. Assim, é preciso conhecer e entender o perfil para cada empreendimento, buscando traçar suas necessidades e a melhor forma de se comunicar com eles.
Dessa forma, é possível melhorar a troca de informações e elaborar projetos com soluções pensadas de forma exclusiva.
2. Desenvolva um plano de ação
Além de entender quem são e quais as necessidades das partes interessadas, é preciso garantir a sua participação nos processos.
Quanto mais as tomadas de decisões forem realizadas em conjunto com os stakeholders, maior a qualidade ao final do projeto. Por isso, é importante desenvolver um plano de ação.
No plano, deve-se analisar a melhor maneira de se comunicar com as partes interessadas e ações para garantir a administração de riscos e conflitos. Isso para evitar que a troca de informações seja escassa ou ainda em excesso, dificultando a tomada de decisões compartilhadas.
3. Alinhe as expectativas
Para garantir um bom relacionamento com os stakeholders na construção civil é preciso alinhar as expectativas.
Os projetos e informações, principalmente na etapa de vendas, devem ser realistas. Além disso, a empresa precisa ser responsável e cumprir com aquilo que foi acordado entre todas as partes durante o projeto.
4. Monitore o relacionamento e a satisfação
Para saber se a coordenação dos stakeholders trouxe resultados positivos, é preciso monitorar o relacionamento e a satisfação. Quanto mais eficiente for o gerenciamento, melhor será a comunicação e a troca de informações.
Tudo isso vai gerar resultados mais alinhados com as necessidades e desejos dos participantes e consumidores, aumentando a satisfação com o resultado da obra.
Como vimos, a relação com os stakeholders é uma via de mão dupla. Quanto melhor for a administração, mais satisfeitas as partes envolvidas vão ficar. Com isso, os resultados da construtora são otimizados, aumentando os lucros e as chances de sucesso com novos projetos. Também torna-se mais fácil conseguir a fidelização dos clientes.
Vale lembrar que, durante as obras, algumas necessidades podem ir mudando. Por isso, na hora de fazer o gerenciamento, é importante sempre pensar na melhoria contínua, revisando os planos de ação regularmente.
Agora você já sabe o que são, qual a importância e como fazer a gestão dos stakeholders na construção civil.
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