Como é feito o alicerce de uma construção?

O alicerce de uma construção é uma das partes mais importantes da obra. É ele que vai garantir que a estrutura fique de pé e que o imóvel seja seguro. Portanto, ele precisa ser calculado e executado da maneira correta.

Se você está pensando em construir ou reformar, precisa conhecer mais sobre esse item e entender as suas características.

O que é o alicerce?

Também chamado de fundação, o alicerce é a base de qualquer construção. Responsável por transferir os esforços feitos na estrutura para uma área maior no solo e, assim, garantir que o imóvel se sustente. Feito de aço e concreto.

O solo utilizado para construir precisa ser resistente o bastante para garantir a sustentação, já que o alicerce é localizado abaixo do solo e posicionado nos pontos de apoio, impedindo que afunde.

Como ele é feito?

Existem, basicamente, 4 tipos de fundação: direta, estacas cravadas, tubulões e barretes. Confira cada uma:

Fundação direta

São cavados buracos de 1 ou 2 metros de profundidade no solo e, depois, ocorre seu preenchimento com concreto. Essa estrutura é chamada pelos construtores de sapata. O tamanho das sapatas depende da altura da construção: se ela for muito pesada, as sapatas se unem, formando uma estrutura única, chamada de radier.

Esse tipo de alicerce, também conhecido como fundação rasa, é o mais acessível. No entanto, só pode ser usado em solos com boa resistência e baixa umidade para impedir que afunde.

Estacas cravadas

Vigas de concreto de cerca de 40 centímetros de diâmetro são cravadas no solo, umas sobre as outras. O trabalho de martelá-las até atingirem uma profundidade entre 8 e 12 metros é feito por grandes máquinas, chamadas de bate-estacas.

Esse alicerce é geralmente utilizado em prédios de até 12 andares e em terrenos onde o solo firme tem apenas alguns metros de distância da superfície.

Tubulões

São escavados buracos no terreno, até que seja encontrado um solo firme e apropriado para sustentar a construção. Em seguida, são inseridos tubos de aço, que depois são preenchidos com concreto. Desta forma obtém-se uma coluna de concreto revestida por uma camisa de aço.

Esse alicerce pode ser usada para prédios de até 20 andares e em locais onde o solo firme só pode ser encontrado a uma profundidade maior.

Barretes

É o tipo de alicerce mais caro. São feitos buracos, adicionando uma lama resistente. Ela tem a função de impedir o desbarrancamento da terra ao redor. Depois, um tubo inserido no fundo do buraco complementa o espaço com concreto e, ao mesmo tempo, expulsa a lama.

Finalmente, o concreto seca e a fundação está pronta. Esse alicerce é usado para prédios de mais de 20 andares e para locais onde a umidade do solo é maior.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?