Como definir a posição da casa no terreno

Se você comprou um terreno e quer construir, algumas perguntas devem ter brotado na sua mente. Por onde começo? Já vou escavando para iniciar as fundações? Preparo a instalação elétrica e hidráulica em conjunto? Pois bem, a resposta é que não é bem por aí que devemos começar. É fundamental, antes disso, pensar na posição da casa no terreno.

Leis de zoneamento

Antes de construir, precisamos verificar algumas informações que serão a chave para determinar ONDE, COMO e QUANTO podemos construir.

Na prefeitura de cada cidade temos as leis de zoneamento, que indicam os parâmetros de uso e ocupação do solo que, em resumo, definem:

  • o tipo de construção permitida por região;
  • os recuos frontal e lateral que a sua obra deve ter;
  • a taxa máxima de ocupação permitida do terreno;
  • o coeficiente de aproveitamento, que indica a área construída máxima;
  • a taxa de permeabilidade, que indica a porcentagem do terreno que não pode ser impermeabilizada em hipótese alguma.

Definidas essas questões, já é possível ter uma boa ideia da posição da casa no terreno e da altura máxima que pode ser construída. Agora, se você tem terreno para dar e vender e espaço de sobra, temos que abordar esse posicionamento mais a fundo.

Posição da casa no terreno: possibilidades

A sua construção pode ter quatro posicionamentos diferentes: no meio do terreno, nos fundos, na frente ou na divisa.

E o que torna uma escolha melhor que a outra?

Pois bem, terrenos pequenos e estreitos, via de regra, necessitam utilizar todo espaço lateral de uma das divisas laterais, de forma que qualquer outra disposição da construção não teria a funcionalidade máxima esperada. No entanto, quando há problemas de infiltrações na divisa com o vizinho, a casa pode apresentar, a longo prazo, algumas patologias em decorrência de umidade excessiva.

Terrenos largos ou compridos permitem a adoção de casas que podem ser posicionadas na frente, nos fundos ou no meio, e ainda permitem que haja janelas em qualquer uma das fachadas, tornando a construção arejada e prevenindo problemas de mofo e umidade. No entanto, por não explorar lateralmente toda a possibilidade do terreno, perde-se uma pequena parte de área construída.

A escolha da posição da casa no terreno (fundos, frente ou meio), tem muito mais a ver com o que você deseja ter e o que faz mais sentido, do ponto de vista de privacidade, do que um valor propriamente técnico.

Por exemplo: uma casa sem muro frontal ou com aberturas que permitam a visão da rua torna a frente do terreno um local favorável para a disposição de uma garagem.

Mas se nós observarmos as casas construídas na frente ou no meio do terreno, fica livre uma área de fundo que pode ser utilizada para lazer, permitindo a construção de piscina, churrasqueira e preservando a privacidade dos moradores.

Dica

Observe primeiro as exigências da prefeitura do local onde fica seu terreno, então, pense no que você quer, como irá construir e as possibilidades que o terreno oferece antes de decidir onde será feita a obra.

Lembre-se que não existe uma posição da casa no terreno melhor e nem pior, tudo vai depender do que você deseja: um espaço de lazer, uma garagem ampla e aberta. Enfim, as opções são quase infinitas. Pensando na funcionalidade de cada alternativa, você conseguirá decidir onde posicionar a casa em seu terreno.

Aqui no blog da Sul Minas Aço você encontra vários temas sobre tendências, novidades e tudo atualizado sobre o mercado da construção civil. Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?