O layout da loja de material de construção é tão importante quanto a qualidade do atendimento ao cliente e dos produtos disponíveis no seu estabelecimento. Para promover vendas, é indispensável proporcionar para o seu comprador um ambiente prático, atrativo e agradável.
Neste cenário, é fundamental prestar atenção nos aspectos visuais da sua loja de material de construção. Continue a leitura e descubra tudo que você precisa saber para criar um bom layout que melhora a experiência do seu cliente na loja, facilitando a sua fidelização.
8 dicas para otimizar o layout da loja de material de construção
O layout está relacionado aos aspectos físicos da loja, ou seja, a maneira como as gôndolas, as seções, os produtos e até mesmo os espaços vazios configuram o local de venda. Essa ação de otimização visa melhorar a loja de materiais de construção, com foco em tornar o ambiente mais atraente para os clientes.
Também pode-se dizer que é a aparência das coisas e a disposição de divisórias, pilares, prateleiras e outros elementos que interferem na circulação dos clientes e demais informações visuais.
Descubra quais são as oito dicas:
- Use o espaço de maneira eficiente;
- Crie áreas de demonstração;
- Utilize uma sinalização clara;
- Use iluminação eficaz;
- Utilize display e estandes;
- Ofereça orientação;
- Use cores para diferenciar
- Utilize tecnologia.
Agora, entenda um pouco mais sobre cada uma dessas dicas e já aplique na sua loja de materiais de construção:
Use o espaço de maneira eficiente
Utilize o espaço da loja com eficiência, colocando os itens mais vendidos e populares em áreas de destaque e aqueles que têm uma saída menor podem ficar em lugares um pouco menos acessíveis.
Crie áreas de demonstração
Você pode criar áreas de demonstração para os produtos mais populares, como ferramentas elétricas, para que os clientes consigam testá-los antes de comprar, gerando mais confiança na aquisição. Além disso, também vai chamar a atenção e despertar o interesse.
Utilize uma sinalização clara
Use sinalização clara e fácil de ler para encontrar as diferentes áreas e categorias da loja, isso vai tornar a experiência do consumidor mais simples e agradável.
Use iluminação eficaz
Use uma iluminação eficiente para destacar os produtos e criar um ambiente mais acolhedor e convidativo. Algumas luzes podem causar desconforto nos seus clientes.
Utilize display e estandes
Faça uso de display e estandes para exibir os materiais de forma atraente e chamativa. E, lembre-se de colocar os produtos que são comprados por impulso próximos ao caixa, como balas e chocolates, por exemplo.
Ofereça orientação
Oferecer orientação para os seus clientes é fundamental! Ajude-os a encontrar os produtos que desejam sem precisar ficar rodando muito tempo na loja, o que só gera desconforto e insatisfação.
Use cores para diferenciar
Uma prática bem comum em estabelecimentos comerciais setorizados é a utilização de cores para identificar produtos ou seções da loja. Ao pensar no layout do seu estabelecimento, essa possibilidade pode ser considerada, porque traz vários benefícios para o cliente e, consequentemente, para o seu negócio.
Quando se separa por cores, por exemplo: azul para hidráulica, verde para jardim, cinza para metais, os clientes percebem uma sensação de organização e conseguem encontrar o que precisam com mais facilidade. Inclusive, essa é uma estratégia que ajuda até os vendedores a encontrarem os produtos.
Utilize tecnologia
Utilize tecnologia, como telas interativas, para ajudar os seus clientes a encontrar os produtos que precisam e fornecer informações adicionais sobre os itens. Você também pode investir em caixas de autoatendimento para agilizar o processo de pagamento.
Gostou dessas dicas?
Essas são apenas algumas dicas para melhorar o layout da sua loja de materiais de construção!
Aqui no blog da Sul Minas Aço você encontra vários temas sobre tendências, novidades e tudo atualizado sobre o mercado da construção civil. Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo!