O processo de uma obra é extremamente caro, e sem um bom planejamento pode se tornar mais ainda. Quando a organização está alinhada com o projeto, é possível ter uma visualização melhor dos gastos, minimizar custos e/ou aumentar a lucratividade. E então entra a questão: comprar ou alugar os equipamentos?
Essa é uma dúvida muito comum, mas também envolve muito dinheiro, já que se optar por comprar, o equipamento pode cair em desuso, o que tem feito o aluguel do mesmo crescer cada dia mais no Brasil. O que não significa que não tem desvantagens.
Como funciona o aluguel de equipamentos?
Atualmente muitas empresas oferecem esse tipo de serviço, inclusive algumas construtoras, que possuem máquinas paradas.
A locação envolve uma relação comercial simples, em que você define os dias que precisa do equipamento e fecha contrato, com especificações que dependem de cada caso. Mas aqui vai uma dica. Ao escolher o fornecedor, é importante fazer uma pesquisa sobre os serviços oferecidos, e se possível, avaliações das experiências de outras pessoas. E também verificar o custo-benefício de cada empresa cotada.
Agora veja algumas vantagens e desvantagens do aluguel de equipamentos para obra:
Variedade de Máquinas e equipamentos disponíveis para locação
Atualmente existem muitos tipos de máquinas e equipamentos no mercado, voltados para a construção civil, como esmerilhadeira, furadeira, serra circular, serra diamantada, andaimes fachadeiros, tubular, alisadora de concreto, entre outros. Assim como a facilidade de encontrar locadoras que oferecem esses produtos.
Menor Investimento
O investimento necessário para alugar os equipamentos é inferior ao da compra, sendo possível que esse capital seja investido em outras áreas da obra.
Gastos com Manutenção
Equipamentos utilizados em obras, que são usados frequentemente ou realizam serviços pesados, possuem um alto índice de desgaste e manutenção. Então é importante anotar o quanto seria gasto com esses pontos, assim como a utilidade deste equipamento durante toda sua vida útil .
Ao locar, esses gastos ficam por conta da empresa locatária. Havendo algum problema, eles têm que efetuar a troca ou devolução.
Cuidados
Ao alugar qualquer coisa, é preciso ter cuidado para não pagar taxas extras caso estrague algo. Principalmente quando é um equipamento extremamente caro. O que além de causar transtornos financeiros, pode atrapalhar o fluxo da obra.
Regras
É necessário seguir algumas regras e limites impostos pela locadora, que são colocados no contrato e cobrados a serem seguidos. Portanto, é muito importante uma boa leitura do contrato de locação e, se for o caso, pedir para colocar as eventuais tratativas adicionais negociadas no fechamento do pedido.
Flexibilidade de horário
Quando estamos falando de aluguel, temos um tempo determinado para terminar de utilizar aquele equipamento, e se precisar de mais, tem a questão de gastar mais dinheiro pelo atraso, que muitas vezes não é possível ser previsto.
Aqui no blog da Sul Minas Aço você encontra vários temas sobre tendências, novidades e tudo atualizado sobre o mercado da construção civil. Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo!