Você já pensou em usar um CRM para construtoras? Gerenciar o relacionamento com os clientes é um desafio fundamental para o sucesso das incorporadoras e construtoras. Por isso, é importante contar com inovações tecnológicas que facilitem esse processo.
A tecnologia organiza os processos ligados ao relacionamento com o cliente em um único local. Além disso, traz soluções de análise de dados e automação que serão um diferencial para melhorar os resultados financeiros da empresa.
No conteúdo de hoje, você encontra um resumo dos benefícios e vantagens de contar com um CRM para construtoras. Continue a leitura e tenha ainda mais sucesso nos negócios!
A gestão de relacionamento com o cliente
Customer Relationship Management (CRM) é uma solução de tecnologia para gestão integrada de marketing, vendas e serviços ao cliente. Assim, todo o relacionamento passa a ser planejado, executado, avaliado e otimizado.
Nesse sentido, o CRM para construtoras consegue alinhar as estratégias e atividades. Igualmente, é uma forma de otimizar cada uma das áreas para que contribuam mais decisivamente com o negócio.
Por isso, podemos dizer que, assim como devemos utilizar a inovação em produtos e serviços, a gestão pode se beneficiar da tecnologia.
Como o CRM para construtoras funciona
A tecnologia promove uma transformação profunda nas atividades de marketing, vendas e serviços ao cliente. Podemos destacar quatro tipos de soluções que contribuem bastante para que as empresas sejam mais bem sucedidas.
Virtualização e digitalização de processos
As atividades de gestão, como cadastro de clientes, acompanhamento das ações de marketing, canais de venda, financeiro e agenda dos vendedores, passam a ser realizadas no software.
Banco de dados
Os setores compartilham um banco de dados. Logo, as informações necessárias para suas funções de cada área são transmitidas com mais agilidade e eficiência.
Automação de processos
As tarefas repetitivas, como enviar notificações, atualizar agendas, fazer cálculos financeiros, são realizadas pelo próprio software. Assim, o time tem mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas.
Análise de dados
Por fim, o CRM para construtoras pode usar as informações para análise de dados. Acompanhar indicadores de desempenho e usar soluções de inteligência de negócios são algumas das aplicações dessas ferramentas.
As vantagens de contar com um software CRM
Uma boa gestão de relacionamento com o cliente trará facilitadores para os negócios. Com isso, é possível impactar os resultados financeiros, gerando mais vendas, reduzindo custos ou melhorando a lucratividade.
Melhorar a comunicação com o cliente
Os benefícios começam com a identificação clara do cliente e entendimento do seu relacionamento com a construtora. Pode-se realizar uma abordagem mais adequada para cada situação, em cada uma das comunicações.
Ter uma gestão mais transparente e confiável
Com as ações sendo gerenciadas no software, é criado um histórico do que foi realizado em cada processo. Assim, os dados podem ser avaliados no futuro, possibilitando que as melhorias aconteçam e trazendo mais transparência para gestão. É algo fundamental, por exemplo, quando a governança corporativa é aplicada.
Centralizar as informações
Além de marketing, vendas e serviço para o cliente, é possível integrar e compartilhar dados com outras tecnologias de gestão, como softwares financeiros, contábeis e de RH. Consequentemente, as informações vão estar centralizadas e muito mais fáceis de acompanhar.
Controlar prazos e pagamentos
A integração com os setores da empresa facilita a gestão dos pagamentos e prazos. Isso é feito principalmente com a integração com os softwares financeiros, que compartilhará dados entre as duas áreas.
Integrar os times
A troca de informações permite uma atuação mais integrada. O vendedor, por exemplo, não realizará uma ação que conflite com a estratégia de marketing, e vice-versa. Até porque, o planejamento pode contemplar a atuação conjunta dessas áreas, em um único software.
Aumentar a produtividade
As diversas partes da organização serão mais produtivas. Desde a gestão, que terá a automação de ações burocráticas, até os profissionais de marketing e vendas, que vão ter uma atuação mais integrada e com recursos para melhorar suas estratégias, há uma série de funcionalidades com impacto no desempenho das pessoas.
Como escolher a tecnologia ideal
Os pontos-chave para escolher um bom CRM para construtoras são as funcionalidades, o custo-benefício e o suporte. Em relação aos dois primeiros pontos, o propósito é identificar as necessidades da empresa e tentar satisfazê-la, mas também evitar ferramentas e funcionalidades ociosas e pagar um bom preço.
Já o suporte será essencial em três momentos. Em primeiro lugar, a tecnologia precisa ser implantada da maneira correta. Em segundo, os colaboradores devem receber treinamentos e orientações para tirar o melhor dela. Por fim, é preciso ter uma boa relação no dia a dia para resolver problemas e manter o funcionamento da tecnologia.
Tomando esses cuidados, o CRM para construtoras será um marco para melhorar a eficiência na gestão de Vendas, Marketing e Serviços ao cliente. Além disso, pode estar mais integrada a outros setores, como RH e Financeiro. Então, a gestão da empresa será mais produtiva e capaz de impactar os resultados financeiros.
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