A Engenharia Estrutural faz parte de um dos ramos da engenharia que usa o cálculo estrutural para medir o tamanho do projeto. No conteúdo de hoje vamos explicar melhor sobre essa área da engenharia, confira!
O Engenheiro Estrutural, também conhecido como engenheiro calculista ou mesmo engenheiro de estruturas, realiza os cálculos, reações, esforços e deformações, e determina as peças necessárias para sustentar as estruturas, de acordo com as normas técnicas.
Por exemplo, na Engenharia Civil, o profissional da engenharia estrutural usará os cálculos realizados para projetar as estruturas de diversas obras como edifícios, obras, barragens, aeroportos, pontes e sistemas de tratamento de esgoto e água.
Formação
A formação básica da Engenharia Estrutural é a Engenharia. Por isso, todos os engenheiros estruturais inicialmente precisam ser formados em alguma engenharia com base em física e cálculo, como é o caso da Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, aeronáutica ou até mesmo a naval.
Dessa maneira, não há apenas Engenheiros Estruturais de construções, mas também aqueles que calculam, por exemplo, estrutura de aviões, navios e outros.
O conhecimento necessário para tornar-se um Engenheiro Estrutural vai muito além da formação inicial. O profissional deve buscar experiências práticas com outros engenheiros e se especializar na área por meio de cursos de capacitação.
O que esse profissional faz?
É função do engenheiro estrutural planejar, executar e fiscalizar toda a parte estrutural das obras. Há quem diga que, se a estrutura fosse o corpo humano, o arquiteto seria o profissional responsável pela aparência do corpo, enquanto o engenheiro estrutural ficaria responsável por conta do esqueleto e tendões.
Só até aqui, já dá para perceber o tamanho da responsabilidade desse profissional, não é mesmo?! O grande problema é que muita gente pensa que um mero software dará conta de realizar todo o trabalho, se saber usá-lo da maneira correta, mas a história não é bem assim. É muito mais complexo do que se pensa.
Para isso, é preciso saber o que está fazendo, o que está calculando, a importância de cada elemento da estrutura e estar em sintonia com toda a equipe do projeto: construtores, arquitetos e outros engenheiros – como o de instalações hidráulicas e eletricista, por exemplo. Em relação ao software usado por esses profissionais, nada mais é que apenas uma ferramenta para auxiliar o engenheiro calculista, por isso, é preciso escolher com cuidado a ferramenta ideal e ter uma boa base para usá-la.
Além disso, um profissional da Engenharia Estrutural deve sempre conhecer o local no qual o projeto está. Se a ideia dele é projetar um prédio em uma área que é afetada por muitos terremotos no Japão, é totalmente diferente de realizar um projeto em São Paulo, por exemplo. Já no caso de pontes, é preciso considerar alguns elementos como: vento, água, tráfego local, condições do terreno e muito mais.
Como se tornar um bom Engenheiro Estrutural
Todas as estruturas devem ser capazes de lidar com as condições das áreas em que são construídas, além de lidar com o próprio peso.
Por exemplo, uma casa no Canadá deve ter um telhado forte o suficiente para sustentar a neve pesada. Um estádio na Califórnia deve ser capaz de resistir a terremotos.
Já no Brasil, não temos grandes nevascas ou terremotos, no entanto, as condições do terreno, do vento, da água e do volume de tráfego, são fatores importantes que devem ser sempre analisados.
Os Engenheiros Estruturais precisam levar em consideração todos esses fatores, além de fornecer consultorias técnicas sobre o projeto.
Atuar nesta área não exige apenas um grande conhecimento sobre cálculos estruturais, exige que o profissional se atualize constantemente sobre normas técnicas e softwares disponíveis no mercado.
Alguns engenheiros estruturais que nos inspiram
- William Frazier Baker, Engenheiro Estrutural que projetou o Burj Khalifa, maior arranha-céu do mundo.
- Joaquim Cardozo, um dos maiores nomes da Engenharia Estrutural brasileira, responsável por projetar a Catedral Metropolitana de Brasília e os palácios da capital federal.
- Gustave Eiffel, Engenheiro Estrutural que projetou a Torre Eiffel, um símbolo mundial da engenharia estrutural.
Aqui no blog da Sul Minas Aço você encontra vários temas sobre tendências, novidades e tudo atualizado sobre o mercado da construção civil. Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo!