Esquadro: qual a importância para sua obra?

Quem é marceneiro, serralheiro ou trabalha na construção civil, com certeza conhece o esquadro, que é uma ferramenta bastante utilizada nos serviços dessa natureza. Assim como a trena métrica, o esquadro é daqueles itens que não podem faltar na caixa de ferramentas, sendo fundamental para o profissional.

Existem esquadros de diversos tamanhos e marcas, para melhor se adaptar ao seu tipo de necessidade. Mas, afinal, para que serve o esquadro e qual a importância dele para a sua obra? Continue a leitura e confira!

Para que serve o esquadro?

O esquadro é uma ferramenta de medição essencial na realização de obras. Trata-se de uma espécie de régua, em formato de L, possuindo um ângulo interno de 90°. Ele pode ser encontrado em diversos materiais, como madeira, metal ou plástico. Além disso, o esquadro pode ser classificado como o de pedreiro, de construção, 90 graus, grande, médio, pequeno e, por fim, o esquadro magnético.

É extremamente importante para uma obra, pois, imagine a seguinte situação: um pedreiro está em processo de construção de uma estrutura. Nessa situação, um dos elementos essenciais para garantir a segurança da construção e um bom trabalho por parte do profissional é conferir as medidas e o grau do terreno para assentar os tijolos.

O esquadro tem justamente essa função: orientar no assentamento de tijolos e no processo de alvenaria. As mudanças da alvenaria, geralmente, são medidas em ângulos de 90°, 45° ou 30°.

Para resumir, o esquadro tem a função de determinar se os encontros entre todas as estruturas de uma construção, por exemplo paredes de cômodos, pisos e teto, estão em perfeito alinhamento.

O alinhamento é essencial para que a construção seja feita de forma assertiva, bem como para a instalação de portas, pisos e janelas de forma correta. Por isso, o esquadro é essencial para a sua obra.

Aqui no blog da Sul Minas Aço você encontra vários temas sobre tendências, novidades e tudo atualizado sobre o mercado da construção civil. Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?