Ao iniciar uma obra, é imprescindível escolher bons fornecedores, a fim de garantir qualidade, eficiência e segurança em todas as etapas da obra. Devem ser levados em consideração todos os critérios, que vão muito além do preço, para evitar transtornos com prazos, troca de materiais, produtos falsificados, entre outros.
Pensando nisso, no conteúdo de hoje separamos algumas dicas para que você saiba quais são os principais requisitos para escolher um bom fornecedor. Confira!
Normas Técnicas
Verifique se o fornecedor cumpre todas as exigências e normas técnicas, pois a maioria dos equipamentos, materiais e produtos na construção civil devem seguir os parâmetros da regulamentação.
Essas normas são importantes, sobretudo, para proteger o consumidor de problemas em relação ao desempenho dos produtos.
Credibilidade
A credibilidade é um atributo universal que é válido para qualquer segmento, portanto é primordial fazer parcerias com empresas que tenham credibilidade e transmitam confiança no mercado.
Para acertar na escolha, é ideal realizar uma boa pesquisa de mercado e pesquisar empresas de todo porte avaliando feedbacks de clientes e questionando parceiros que já fizeram negócios.
Prazos de Entrega
Quem gerencia obras sabe da importância de manter o cronograma bem alinhado e que, qualquer alteração de prazo resulta em atrasos na entrega final. Portanto, avaliar o prazo de entrega de cada fornecedor torna-se indispensável para um bom planejamento.
Além disso, verifique se há possibilidade de entrega antes do prazo previsto, pois fornecedores que se adaptam melhor a mudanças, entregam rápido e diminuem a burocracia nos processos são sempre as melhores escolhas.
Custo-benefício
Sabemos que o custo é um fator importante para se manter dentro do orçamento previsto, entretanto é necessário ter equilíbrio e não deixar que o valor comprometa a qualidade do produto e/ou serviço contratado.
Os produtos baratos devem ser vistos com cautela, pois um preço muito abaixo do mercado pode significar o uso de matérias-primas inadequadas e um controle de qualidade ruim. Entretanto, leve em consideração os preços mais altos, pois nem todo produto caro tem a melhor qualidade.
Qualidade
De acordo com o tipo de fornecedor, além da pesquisa entre concorrentes e opinião de parceiros, vale questionar a procedência dos materiais, o motivo pelo qual o preço é inferior aos outros e verificar se a empresa realmente segue todos os padrões exigidos pelos órgãos regulamentadores.
Considera-se um bom fornecedor aquele que tem uma boa política de qualidade contemplando entre outros aspectos:
- rastreabilidade do material
- serviço de assistência técnica
- reposição rápida de eventual produto não conforme
- sistema de Ações Corretivas para evitar reincidências
Tudo deve ser ponderado, por isso, tome um tempo exclusivo para a pesquisa de mercado e para escolha dos fornecedores.
Analise todas as informações e escolha seus fornecedores com calma e pondere todos os itens. E, se precisar de ferro e aço para construção civil saiba que pode contar com a Sul Minas Aço.
Na Sul Minas Aço temos uma equipe de especialistas que podem tirar eventuais dúvidas antes de você adquirir qualquer um de nossos produtos para o seu projeto.