Trena a laser: quando utilizar um medidor digital

As trenas manuais são comuns em nosso dia a dia, porém, existe um equipamento que se tornou o queridinho de instaladores, engenheiros e arquitetos: a trena a laser.

Também chamada de trena eletrônica, esse equipamento é indicado para realizar medições à distância com alta precisão nas medidas e cálculos, além de oferecer mais praticidade e agilidade.

Leves e compactas, essas trenas podem ser encontradas em variados modelos, de acordo com a necessidade de uso, distâncias a serem medidas, aplicação em ambientes externos ou internos e demanda por cálculos imediatos.

Quer saber tudo sobre a trena a laser? Confira o conteúdo de hoje, pois explicamos as principais diferenças, como utilizar, modelos e muito mais!

Por que utilizar uma trena a laser?

A trena é um objeto fundamental em qualquer caixa de ferramentas, afinal, ela desempenha um papel decisivo em obras, reformas ou consertos, que é a verificação de medidas.

Se o modelo manual já é bastante útil, a trena a laser é ainda mais interessante para profissionais da construção civil, uma vez que apresentam um índice maior de precisão, sendo a melhor opção para checagem de medidas mais complexas.

Em resumo: as trenas digitais contam com as mesmas orientações que as trenas manuais, mas fornecem resultados mais rápidos e exatos.

Abaixo separamos 3 principais motivos para você apostar na trena a laser!

Precisão

A primeira vantagem da trena eletrônica é a sua alta precisão na hora de medir superfícies ou volumes.

Nesse tipo de trena, a margem de erro costuma ser de apenas 2 centésimos; enquanto na trena manual, pode chegar até 5 décimos de erro.

Pode parecer uma pequena variação, mas para inúmeros profissionais essa precisão mais assertiva faz toda a diferença no projeto.

Marceneiros, por exemplo, usufruem bastante das trenas a laser para realizar trabalhos impecáveis.

Alcance e agilidade

O alcance da trena a laser também merece destaque, uma vez que ela permite a medição de longas distâncias sem contar com a ajuda de ninguém, como acontece com a trena manual. Inclusive, há equipamentos que podem medir até 250 metros.

Dessa forma, a tarefa de medir diferentes áreas será muito mais ágil e prática.

Funcionalidades

Por último, temos um ponto bem interessante: a trena eletrônica pode apresentar muitas funcionalidades interessantes, como cálculos de soma e subtração, medições lineares em metros quadrados, cúbicos, em teorema de Pitágoras e em áreas irregulares.

Além disso, dependendo do modelo escolhido, é possível também armazenar as últimas medições realizadas no equipamento.

Como funciona a medição a laser

Em um primeiro momento, a medição a laser pode confundir, ainda mais quem não está acostumado, porém, o seu funcionamento é bastante prático.

Com um simples toque de botão, o medidor da trena emite uma luz de laser até o fim da superfície do objeto, parede ou piso que deve ser medida.

Dessa forma, o dispositivo mede a distância até o alvo e rapidamente apresenta o resultado da medição.

No momento da medição, o ponto de referência deve ser focado pela lente da trena que, dependendo da distância, funciona como uma luneta.

Para exemplificar: imagine que você quer fazer a medição de uma árvore a dois quarteirões de distância, para isso, mire o raio laser na árvore por meio da luneta da trena e crave o ponto certo. Se for à noite, o laser é visualizado mais facilmente.

Informação importante: alguns modelos de trena a laser são mais indicados para uso durante o dia e no sol, entretanto há opções que funcionam somente em condições de pouca luz. Leve isso em consideração na hora da compra.

Como usar trena a laser

Para usar a trena a laser, basta bater o ponto do comprimento ao clicar na ferramenta no local indicado e depois na largura. De maneira automática, a trena fará o cálculo e trará o resultado em metros quadrados na tela.

Caso a medição seja em metros cúbicos, lembre-se de acionar essa opção na tela e depois realizar as três medidas (largura, comprimento e altura).

Além disso, a trena a laser também se destaca por ter a função de salvar na memória as últimas medidas realizadas, o que facilita bastante o seu dia a dia no trabalho.

Em resumo, com esse equipamento você poderá realizar:

  • Medição de área (m2);
  • Medição de volume (m3);
  • Medição de altura indireta.

Como vimos, as trenas a laser, além de realizarem medições, também possuem diferentes funções que são uma mão na roda para quem trabalha na construção civil.

Outros tipos de trena

Além da trena a laser, também existem no mercado uma série de alternativas que também cumprem bem o seu papel, embora com pouco menos de praticidade como a citada nesse conteúdo.

Trena manual

A trena manual é um dos modelos mais comuns em nosso dia a dia, sendo encontrada em quase todas caixas de ferramentas. Ela é usada para medir peças menores, como distâncias entre paredes, móveis, etc.

Entre as principais características, temos: leve, compacta e fácil de ser guardada. Já a metragem, varia de 3, 5 e 8 metros.

Vale reforçar que a fita de medição é metálica e pode ser quebrada caso não sejam seguidos os devidos cuidados.

Essa trena geralmente possui freio, trava e ponta magnética para ajudar a medir peças metálicas.

Trenas longas

A trena longa, por outro lado, é indicada para medir grandes distâncias, tais como terrenos, áreas externas de construções, entre outros.

O menor modelo possui 15 metros, mas você pode encontrar trenas longas de 20, 30, 50 e até 100 metros.

Em termos de composição, ela é fabricada em material maleável e pode ser usada em áreas externas, inclusive expostas ao sol, à chuva e ao pó. Contudo, lembre-se de checar na loja se o modelo de trena longa que você pretende comprar atende às suas necessidades.

Conclusão

Nesse conteúdo, você aprendeu um pouco mais sobre as trenas a laser, um equipamento fundamental para quem trabalha na construção civil.

Trata-se de um investimento que facilita bastante a rotina de trabalho, permitindo medições que seriam inviáveis com as trenas manuais.

Entretanto, é primordial se atentar aos detalhes de cada modelo disponível, para assim, garantir uma compra mais assertiva.

Aqui no blog da Sul Minas Aço você encontra vários temas sobre tendências, novidades e tudo atualizado sobre o mercado da construção civil. Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?