Fase inicial da obra: por onde começar?

Os mínimos detalhes no início de uma obra fazem toda a diferença, afinal, são eles que garantem a segurança e a qualidade da estrutura. De forma mais clara, podemos dizer que a etapa de fundação é essencial para manter a construção intacta ao longo dos anos.

Então, depois de seguir todas as etapas da pré-obra já citadas em um dos nossos conteúdos anteriores, é hora de colocar a mão na massa! Continue a leitura para descobrir o passo a passo.

Analise a melhor opção de fundação

As fundações são estruturas concebidas com o intuito de receber toda a carga da construção e distribuí-la de forma segura. Nesta etapa, o que garante a estabilidade são os elementos utilizados, como: vigas, pilares de sustentação, sapatas e estacas.

O tipo de fundação a ser utilizada depende diretamente do peso a ser sustentado e do tipo de solo onde ela será colocada, sendo subdivididas em 5 tipos:

Sapata corrida

É identificada como uma fundação superficial (rasa) e é popularmente utilizada em casas com pequenos vãos ou muros. A sapata é uma estrutura reta que é construída abaixo das paredes.

Sua funcionalidade é melhor quando aplicada em solos consistentes, assim, o peso da construção é levado para as colunas e, depois distribuído diretamente para o solo.

Radier

O radier também é considerado uma fundação rasa, mas é recomendado para solos com baixa resistência, como os de argila preta ou o silte.

Nesse caso, a placa de concreto armado fica embaixo da estrutura toda e em constante contato com o solo mantendo uma distribuição uniforme em todos os cantos.

Sapata isolada

Com bases geralmente retangulares ou quadradas, as sapatas são recomendadas para solos firmes e bem resistentes para a melhor eficiência. Além disso, elas têm como função receber o peso transmitido pelas colunas da estrutura e passar diretamente para o solo.

Viga baldrame

Como as sapatas isoladas, a viga baldrame também é recomendada para ser utilizada em estruturas com solos resistentes. Ela é instalada abaixo do solo e percorre todo o caminho das paredes da edificação fazendo a conexão de sapatas individuais para distribuir o peso igualmente.

Fundações profundas

Por último e não menos importante temos as fundações profundas, que são utilizadas quando o solo raso não está propício para a construção, sendo encontrado apenas a 3 metros ou mais de profundidade.

Quando isso acontece, utilizamos estacas – elemento que têm a função de transmitir as cargas da estrutura para o solo – que podem ser pré-moldadas, com uma ferramenta chamada trado.

Utilize corretamente as colunas, pilares e vigas

O aliado das fundações citadas anteriormente, são os pilares de sustentação, que como o próprio nome já diz tem a função de sustentar toda a estrutura. Geralmente são feitos de colunas e vigas.

Colunas

Elas são utilizadas na vertical e apresentam características mais robustas em relação a outras estruturas.

Pilares

Já os pilares, que também carregam o nome de colunas simples, têm a mesma função de sustentação na vertical. O que o diferencia da coluna, é que enquanto elas sustentam a parede e o teto, o pilar sustenta a estrutura inteira e tem grande importância.

Vigas

Diferente das anteriores, essas são utilizadas de forma horizontal em uma construção e fixam em cima das colunas. Sua principal função é transferir o peso todo da laje para elas, assim mantendo melhor a distribuição.

São classificadas como:

  • Apoiadas (bi-apoiadas)

São aquelas que distribuem o peso em dois pontos de apoio, que são localizados um em cada extremidade.

  • Contínuas

Essas possuem mais de dois pontos de apoio na estrutura, não apenas em cada extremidade mas distribuídos por ela.

  • Vigas em balanço

E por fim, as vigas em balanço, que possuem apenas um ponto de fixação o para qual toda a carga fica concentrada. Isso acontece porque tem como característica apenas um apoio no pilar.

Gostaria de conhecer melhor os nossos produtos? Entre em contato conosco! 

Na Sul Minas Aço temos uma equipe de especialistas que podem tirar eventuais dúvidas antes de você adquirir qualquer um de nossos produtos para o seu projeto.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?