Você sabe qual a diferença entre Engenheiro Civil e Técnico em Edificações? Parece uma pergunta fácil de ser respondida, mas muitas pessoas não sabem diferenciar ou até mesmo não sabem que existe o curso de técnico em edificações. No conteúdo de hoje falaremos sobre essa diferença e quais suas áreas de formação.
1. Nível de formação
A primeira diferença que se pode citar é o nível de formação. O curso de engenharia civil é um curso de ensino superior, com duração de 5 anos, enquanto que o técnico em edificações é um curso de nível médio, que pode ser integrado ou não ao ensino médio e dura em média um ano e meio ou dois anos.
O curso de engenharia civil estuda todos os aspectos necessários para o desenvolvimento em gerenciamento de projeto e obras na construção civil, fazendo parte desde a fundação de um edifício até o acabamento, passando pela estrutura, instalações elétricas, hidráulicas, entre outras etapas. Além disso, muitas outras áreas são estudadas durante a graduação, sendo possível um engenheiro civil exercer após sua formação.
Já o técnico em edificações estuda uma visão mais geral sobre a dinâmica das estruturas, dos fluidos, dos materiais, leis da construção civil, além de aprender a ler e desenvolver projetos. Mas como é um curso de curto período não são abordadas todas as áreas da construção civil.
2. Locais de atuação do Técnico em Edificações
O técnico em edificações após se formar, estará habilitado para exercer atividades no ramo da construção civil, realizando projetos, orçamentos, levantamentos topográficos, acompanhamento de cronogramas, fiscalização e controle de qualidade, e também poderá assinar projetos de até 80 m2 .
Além disso, o técnico em edificações pode trabalhar em construtoras (atuando e acompanhando atividades nos canteiros de obras), escritórios (desenvolvendo planejamentos de obras, orçamentos e projetos complementares) e também como autônomos (conforme o que é autorizado pelo CREA).
3. Locais de atuação do Engenheiro Civil
A engenharia civil está cada vez mais sendo necessária para o progresso da sociedade devido ao constante crescimento das cidades e dos grandes centros urbanos. Contudo, o engenheiro civil, após sua formação, é habilitado a exercer atividades em todas as áreas relacionadas ao setor da construção civil, podendo escolher as diferentes áreas às quais ele deseja seguir.
Alguns dos principais campos de atuação de um engenheiro civil são:
- Construção Civil
- Geotecnia
- Saneamento básico
- Insfraestrutura dos sistemas de transporte
- Estrutura
- Hidráulica
- Gerenciamento de projetos e obras
Além disso, o engenheiro civil pode trabalhar em construtoras, escritórios, setor público, como autônomo, ou até mesmo lecionar aulas (conforme os requisitos necessários).
Aqui no blog da Sul Minas Aço você encontra vários temas sobre tendências, novidades e tudo atualizado sobre o mercado da construção civil. Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo!