Hoje 22 de março, Dia Mundial da Água, não poderíamos deixar de falar um pouco sobre a importância deste bem natural e como podemos fazer nossa parte, no âmbito da construção civil, para preservá-la e utilizá-la de forma racional.
A cada dia, a sustentabilidade se torna um tema frequente — e urgente — em todas as áreas. Na construção civil não é diferente. Muitos pontos podem ser otimizados nesse sentido e o reaproveitamento de água é um deles. Entre os vários benefícios que essa atitude fomenta, está um dos mais interessante às futuras gerações: o consumo racional.
Profissionais que atuam no desenvolvimento de novos projetos têm grandes oportunidades de aplicar essa medida. Ao entender de que forma ela funciona e quais sistemas são utilizados para adequá-la aos projetos, expandem-se as chances de que atitudes favoráveis ao meio ambiente passem a ser apostas de todas as obras.
Se você deseja conferir informações sobre o assunto, prossiga com a leitura!
O que é o reaproveitamento de água?
Também chamado de reúso, esse procedimento diz respeito a mais do que uma visão sustentável. Em alguns municípios, leis o colocam como uma obrigação. Essa medida pode parecer extrema, contudo, a escassez de água potável e acessível à população do mundo se mostra de enorme preocupação e tende a afetar amplamente as próximas gerações. Ainda que exista em grande quantidade, apenas 2% é destinada ao consumo.
Em poucas palavras, o reaproveitamento de água diz respeito à utilização de sistemas que captam a água usada em uma edificação — seja da chuva, seja do primeiro uso — e a reaplicam em outros pontos da obra. Essa ação otimiza o uso do líquido e impede que haja desperdício.
Funcionamento
Existem inúmeras formas de estimular o reúso. O armazenamento da água da chuva, o uso de calhas e circuitos internos, desenvolvidos para construções específicas, são apenas alguns deles. É possível tanto usá-los em conjunto quanto escolher o mais adequado a cada situação. Assim, a intervenção e análise de profissionais é capaz de fazer a diferença.
Diferentes tipos de água
As águas utilizadas nos projetos advém de diversas fontes. Efluentes, instalações hidráulicas, chuva…Independentemente de sua origem, a ideia é maximizar seu uso e devolvê-la à natureza em condições que não afetem seu equilíbrio. Escolher o tipo de tratamento adequado para esse fim também é essencial.
Uso em diferentes fins
A água a ser reutilizada não é útil apenas para a própria obra. Ela pode ser usada na limpeza de superfícies, lavagem de pátios, descargas sanitárias, entre outras opções. Dessa forma, a empresa solidifica sua imagem como promotora de atitudes positivas ao futuro. Sem dúvidas, evitar o desperdício é um deles.
Qual a importância do reaproveitamento de água em um projeto?
Muito foi falado sobre o desperdício. Contudo, ele não é o único fator envolvido na tomada de atitudes sustentáveis. É de extrema importância focar a preservação de recursos hídricos nacionais. Eles são responsáveis por todo o funcionamento equilibrado do meio ambiente. Isso inclui o desenvolvimento saudável da fauna, flora e da qualidade da vida humana. Conhecer algumas formas de aplicar o reúso tende a auxiliar na decisão de fazê-lo.
Captação de água da chuva
Os sistemas de calhas são excelentes aliados nesse momento. Eles direcionam as chuvas, a fim de que possam ser captadas e armazenadas para uso posterior. Ao contar com essa opção, é fundamental se certificar de que não haja nenhum empecilho no escoamento, como calhas entupidas.
Cisterna
Essa alternativa também representa uma boa ideia para quem busca o reaproveitamento de água. Opções como a cisterna modular automatizam o processo de captação, mantendo o líquido armazenado até que seu uso se faça necessário. Apesar de ser comum em residências, também é possível aplicá-la no canteiro de obras.
Temporizadores e redutores
Esses aparelhos são responsáveis por reduzir a pressão e a quantidade de água que sai de mangueiras, torneiras e outros sistemas. Em vez de trabalharem em função do reúso, são formas de prevenir o gasto excessivo de água. Essa atitude também pode ser implementada nas construções, uma vez que grandes volumes do líquido tendem a ser gastas.
Quais as vantagens dessa prática?
Tanto o uso consciente quanto o reaproveitamento de água são capazes de trazer diversos benefícios aos profissionais de engenharia civil. Eles englobam a forma que as empresas são vistas, custos e, é claro, bons efeitos em todo o ambiente. Os principais deles incluem:
Encorajamento da conservação
Essa vantagem pode ser vista como interessante da parte de gestores e líderes, colaboradores e cidadãos. Ao verem o exemplo dado pelas empresas nas quais trabalham ou consomem, se tornam aliadas da causa.
Consumo apenas em casos imprescindíveis
Se todos utilizassem esse recurso escasso em situações em que ele é fundamental, não haveria necessidade de racioná-lo. Ao estimular que essa passe a ser uma prática constante, o bem-estar das futuras gerações e os riscos à população que habita o país são otimizados.
Redução de custos
Além dos benefícios ao meio ambiente que foram citados, a obra em si tende a contar com vantagens. Os gastos em água, reduzidos por meio de boas práticas de reúso, são um deles. Com um orçamento controlado em mãos, é possível investir em outras áreas da construção que demandam maior atenção.
Ademais, caso a equipe opte por instalar sistemas internos e adequados às suas particularidades, é viável esperar por um bom retorno sobre investimento em poucos anos.
Manutenção mínima
As empresas que priorizam a sustentabilidade e, para isso, utilizam alguns dos métodos apresentados acima, não precisam se preocupar com reparos e manutenções. Em geral, os sistemas recomendados exigem consertos mínimos e demandam pouco ou nenhum gasto ao serem realizados.
O reaproveitamento de água impacta positivamente todos os fatores ligados a ele. Tanto o meio ambiente quanto a imagem corporativa são afetados e contribuem para um futuro mais sustentável e que promove qualidade de vida. Sendo assim, não deixe de investir nele e de estimular sua equipe a fazer o mesmo. Juntos, somos todos capazes de caminhar rumo à maximização do uso de recursos naturais.
Se você deseja fazer parte dos profissionais que atuam em prol das futuras gerações, informe-se sobre construção sustentável e certifique-se de alinhar seus colaboradores a esse ideal. Assim, será possível implementar soluções positivas ao meio ambiente em toda a obra.
Aqui no blog da Sul Minas Aço você encontra vários temas sobre tendências, novidades e tudo atualizado sobre o mercado da construção civil. Acompanhe-nos e fique por dentro de tudo!