Qualquer tipo de construção, independente do tamanho, demanda muito dinheiro, tempo e empenho. Com isso, torna-se necessário pensar em um projeto arquitetônico que guiará toda a obra, cuidando de todo o seu detalhamento. Sendo assim, quais são os riscos de não se fazer um projeto arquitetônico antes de tudo?
1. Custos que não foram previstos
Uma das funções do projeto arquitetônico residencial é prever os custos de boa parte de uma obra. Ele calcula quanto será gasto com os materiais, como tijolos, ferramentas, esquadrias, etc, que serão materiais utilizados do começo ao fim da construção evitando problemas e riscos.
Sem ele, pode haver custos extras que não foram previstos, o que encareceria a obra, podendo até estourar o orçamento estipulado para ela e, dependendo da gravidade do imprevisto e do dinheiro disponível, pode até paralisar toda a obra.
2. Excesso de erros sem um projeto arquitetônico
Outro ponto importante é que o projeto arquitetônico residencial permite um planejamento levando em conta o estilo de vida das pessoas que viverão ali. O projeto é realizado de acordo com o que o cliente deseja.
O projeto já planeja quantas tomadas serão necessárias e o lugar delas em um cômodo, analisando a quantidade de aparelhos que provavelmente serão utilizados e o fluxo de pessoas, por exemplo. A falta do projeto poderia acarretar em um número errado de tomadas e por consequência a diminuição do conforto do ocupante da edificação.
3. Diminuição do conforto
O projeto arquitetônico considera também o ambiente ao entorno da construção e sem o projeto isso pode não ser feito, pois é através dele que todos os detalhes são pensados e realizados de acordo com a necessidade do cliente.
Ele leva em conta problemas como: ventilação, luminosidade e privacidade, com o objetivo de proporcionar o maior conforto possível. Com o projeto arquitetônico é possível pensar com estratégia os locais que refrescam, aquecem e ilumina o ambiente.
4. Falta de compatibilização entre os projetos
É importante haver a compatibilização do projeto arquitetônico, hidráulico, elétrico e estrutural. Isso porque, sem a realização desses projetos é impossível fazer sua compatibilização e assim podem ocorrer riscos graves na obra. Por exemplo, sem um projeto arquitetônico a esquadria de uma janela pode acabar invadindo uma área de um pilar estrutural e teriam que ser feitas alterações que custam tempo e dinheiro.
Agora que você já conhece os riscos de não realizar o projeto arquitetônico, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e notícias.