Você já ouviu falar em barras de transferência? Pois é, esse termo é muito utilizado dentro da construção civil, mas curiosamente, são poucas as pessoas que realmente sabem sobre o que ele se trata.
Se esse é o seu caso, saiba que no conteúdo de hoje vamos explicar de maneira detalhada o que são as barras de transferência e para qual finalidade elas servem.
Quer saber mais sobre esse conteúdo? Então continue a leitura e confira!
O que são barras de transferência?
As barras de transferência são barras de aço que geralmente são utilizadas em pisos, pavimentos e lajes de concreto.
Sua finalidade é garantir que haja a transmissão de cargas de uma placa de concreto para outra, de modo que a construção se mantenha segura e totalmente estabilizada.
Por exemplo, são essas barras que vão garantir que a estrutura possa ter movimentos de expansão e retração causados pela distribuição de cargas e pelo aumento da temperatura.
Então, anote: as barras de transferência são simplesmente essenciais para a segurança de uma obra!
Até porque, caso não haja a inserção de barras de transferência em uma estrutura, cada placa de concreto vai trabalhar sozinha, fazendo com que haja um grande aumento de tensão.
Esse aumento de tensão pode gerar fissuras, empenamento do concreto e alguns outros problemas de cunho estrutural que, com o passar do tempo, podem inclusive levar a queda da estrutura.
A seguir vamos falar sobre as principais vantagens de usar esse tipo de barra. Confira:
- Fácil manuseio, conferência, estocagem
- Evita fissuramento
- O número de juntas é reduzido
- Maior planicidade, segurança e durabilidade
- Facilidade de rolamento
- Pouca manutenção
- Menor espessura
- Menor custo final
Como explicado no início do conteúdo, a barra de transferência deve ser utilizada em pisos, pavimentos e lajes de concreto. Mas é preciso avaliar, com rigor, a necessidade de cada construção para utilizar a barra com o diâmetro adequado à espessura do piso, pavimento ou laje, de acordo com as recomendações do American Concrete Institute (ACI) e, também, segundo as orientações do engenheiro responsável pela obra.
As barras de transferência são fabricadas em aço CA 25, em bitolas de 10 a 32 mm, e fornecidas prontas para o uso no comprimento-padrão de 50 cm. Elas são confeccionadas a partir de barras redondas, lisas e retilíneas. Na maioria dos casos, as barras são colocadas centradas em relação à espessura da placa e à distância de 30 cm umas das outras. Elas ainda devem ser amarradas em suportes especiais (espaçadores treliçados), de uma maneira que fiquem totalmente paralelas entre si.
Vergalhão ou Barra de transferência
Por incrível que pareça, ainda existem muitas dúvidas em relação ao vergalhão e a barra de transferência.
As pessoas costumam achar que ambos são utilizados nos mesmos casos, quando isso está longe de ser verdade.
Por exemplo, o vergalhão é um item super importante para o suporte de vigas, pilares e outras estruturas de concreto. Eles possuem uma alta aderência ao concreto e são ótimos para isso.
Já a barra de transferência serve apenas para que seja feita uma transferência de cargas, o que é algo completamente diferente.
Gostaria de conhecer melhor os nossos produtos? Entre em contato conosco!
Na Sul Minas Aço temos uma equipe de especialistas que podem tirar eventuais dúvidas antes de você adquirir qualquer um de nossos produtos para o seu projeto.