O concreto é um material que costuma ser muito resistente e, por isso, ele é utilizado em várias construções. Mas, em algumas obras, esse elemento pode começar a esfarelar e soltar um pó até mesmo quando precisa fazer esforços mínimos.
Você com certeza já viu ou ouviu falar de um concreto que ficou nesse estado, não é mesmo? Isso pode acontecer por diversos motivos. Então, é importante que você saiba como recuperar esse tipo de concreto. Afinal, um cliente pode te chamar para consertar esse problema, ou pode ser um problema na sua própria residência.
Por isso, vamos explicar aqui por que alguns concretos esfarelam e como recuperar essa peça em construções. Continue a leitura e confira!
Por que alguns concretos esfarelam
Antes de saber como recuperar o concreto esfarelado é muito importante que você saiba o porquê isso acontece. Dessa forma, você consegue evitar esse problema em seus serviços e pode melhorar a qualidade do seu trabalho.
O concreto costuma esfarelar principalmente quando é feito com materiais de baixa qualidade, porque o resultado acaba sendo um concreto de baixa resistência. Mas, ele também pode esfarelar quando a água é usada em excesso na preparação da peça ou o traço é dosado de forma incorreta.
Usar o concreto em seguida do início da pega é mais um fator que pode prejudicar o elemento e fazer com que ele esfarele no futuro.
Então, para evitar que o concreto de seus trabalhos não esfarele, você precisa tomar muito cuidado na preparação desse material. Escolha sempre um cimento de qualidade, adicione a água de forma exata, obedeça aos traços estabelecidos e não libere a área antes de o tempo de cura terminar.
Como recuperar o concreto que está esfarelando
Hoje, existe mais de uma maneira de recuperar o concreto esfarelado. Por isso, é necessário observar a causa do problema e onde está esse concreto para decidir qual é a melhor forma de consertá-lo.
Uma das soluções mais usadas pelos profissionais da construção civil é a aplicação de um endurecedor de superfície, já que uma das principais causas do esfarelamento é a baixa resistência das peças. Esse endurecedor é produzido à base de silicatos e água para fortalecer concretos, contra-pisos e rebocos de baixa resistência.
Ele é excelente, porque aumenta a durabilidade do concreto, a sua resistência à abrasão e diminui a absorção de água e óleo. Assim, fica mais fácil limpar as peças. O endurecedor também evita que saia o pó característico dos concretos que estão esfarelando.
Passo a passo da aplicação
Para aplicar o produto no concreto, primeiro você precisa preparar essa superfície. Ela deve estar bem limpa, sem pó ou outro resíduo e seca. Antes de fazer a aplicação, é necessário agitar bem o produto. Depois, basta colocá-lo em toda a superfície, cobrindo-a completamente. Essa ação pode ser feita com um rolo, pulverizador, broxa ou trincha.
Após essa aplicação, você precisa esperar para fazer mais uma demão. A quantidade de demãos vai depender do estado do piso. Quando acabar todas as demãos, você deve tirar qualquer excesso do produto do local.
O tráfego na área pode ser liberado, no mínimo, 24 horas depois da última demão. Caso ainda tenha algum excesso do endurecedor na superfície, basta passar uma água com detergente neutro para eliminá-lo.
Com essa ação, você vai recuperar o seu concreto ou o do seu cliente que está esfarelando e aprimorar sua imagem no mercado. Então, lembre-se de seguir nossa dica quando for chamado para fazer esse tipo de serviço.
Agora que você já sabe como recuperar o concreto esfarelando, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e notícias.