Para quem está investindo em construção civil, quase sempre a sensação é de que a compra dos materiais para a obra não acabam nunca. Contudo, não precisa ser desta forma. A principal causa da “compra picada” é o cálculo errado da quantia necessária de cada material. Isso, além de causar um desgaste em quem está financiando a obra, atrasa a mesma e gera custos extras. No post de hoje falaremos mais especificamente sobre o processo de compra de ferragens para a sua construção, desde o tipo de cada ferragem, bem como os cuidados que o material deve receber para que não sofra desgastes.
As ferragens são um insumo fundamental em uma obra, uma vez que é um material utilizado na edificação dos projetos arquitetônicos, e por este motivo, deve-se estar sempre muito atento à procedência da ferragem no momento de sua compra. Portanto, antes de qualquer decisão, certifique-se de que o material apresenta selo de certificação. Mas como saber a qualidade da ferragem que você está adquirindo? As ferragens são normalmente comercializadas em formato de barras com diâmetro variável. Cada tipo de ferragem é definida de acordo com a sua resistência e composição química. Veja a seguir os tipos de ferragens mais utilizados disponíveis no mercado.
Resistência dos tipos de ferragens
– Aço CA 60: devido à sua altíssima resistência, esse tipo de ferragem é utilizada para a fabricação de lajes pré-moldadas.
– Aço CA 50: possui alta aderência quando trabalhado junto ao concreto, é o tipo de ferragem ideal para soldagens e pode ser utilizado em vários tipos de obras de construção civil.
– Aço CA 25: é ideal para ser usada em placas de concreto para sustentar pisos e pavimentos.
Qual ferragem escolher para a minha obra?
Mas há outros fatores que merecem atenção além da resistência de cada ferragem. As ferragens podem ser encontradas em diferentes formatos, cada uma desenvolvida para determinada finalidade, que apresentaremos a seguir.
Vergalhões: mais comum entre os tipos de ferragens, é utilizado pela construção civil para montar estruturas como lajes, e fundações estruturais.
– Treliças nervuradas: são estruturas compostas pelo aço CA 60, e sua principal aplicação é na fabricação de vigotas.
– Telas nervuradas: é um tipo de ferragem que garante mais economia às obras, podem ser usadas na construção de paredes de concreto, lajes de concreto armado e similares.
– Arame recozido: sua alta maleabilidade é o que lhe torna mais utilizado na construção civil. Sua principal aplicabilidade é na amarração de estruturas que irão receber concreto.
Conheça a Sul Minas Aço
Há mais de 7 anos no mercado, a Sul Minas Aço é a melhor escolha para a compra de ferragens para a sua obra. Venha conhecer os nossos produtos e garanta a qualidade e a economia do seu projeto de construção civil.
Caso necessite fazer uma cotação, basta entrar em contato conosco.