Se você trabalha na área de construção, já deve ter ouvido falar na construção civil 4.0, não é mesmo?
Esse termo está em alta e tanto as empresas quanto os profissionais do setor estão buscando entender o que ele é para se adequarem a essa nova realidade. Dessa forma, podem aprimorar os seus serviços.
Para que você entenda o que ele é e como se ajustar a esse novo momento, vamos explicar neste post o que é a construção civil 4.0. Confira!
O que é a construção civil 4.0
A construção civil 4.0 é uma evolução dos sistemas produtivos desse setor. Ou seja, é o momento em que ele passa a utilizar a tecnologia disponível a seu favor para simplificar trabalhos, aumentar a produtividade e reduzir custos dos projetos.
A evolução dos sistemas recebeu esse nome, porque faz referência à Indústria 4.0, que nada mais é do que a Quarta Revolução Industrial.
Nas demais revoluções, os sistemas produtivos sempre foram aprimorados graças a alguma inovação, como a invenção da máquina a vapor, as linhas de montagem de produção em massa, a informática e a automação de processos.
Na quarta revolução, é principalmente a internet que ajuda a melhorar a indústria. E a construção civil 4.0 é apenas um braço da Indústria 4.0 que foi destacado para evidenciar a mudança nesse setor.
O que é preciso para se adequar a essa construção
Os negócios e profissionais da construção estão correndo para se adequarem à essa nova fase para melhorarem a produtividade e eficiência de seus serviços.
Então, veja agora 4 das principais ações que você e os demais trabalhadores da área precisam fazer para se ajustarem ao novo momento da construção:
Passar por uma transformação digital
Digitalizar as informações de uma obra é muito importante para diminuir erros no projeto, custos, prazos e, consequentemente, fazer um serviço de alta qualidade. Por isso, várias ferramentas tecnológicas estão sendo usadas em edificações.
Um grande exemplo é o BIM (Modelagem de Informações da Construção), que representa digitalmente todas as características de uma obra e vem sendo muito utilizado por conseguir fornecer os benefícios citados aos responsáveis pela construção.
Aumentar a colaboração entre profissionais
A colaboração entre os profissionais do canteiro de obra e do escritório responsável pelo projeto precisa ser bastante frequente. Dessa forma, é possível reduzir erros e garantir que a edificação vai ficar exatamente como foi planejada.
Então, esse é mais um aspecto que é melhorado na construção civil 4.0 com a ajuda da internet. Ferramentas de comunicação e de armazenamento de dados, por exemplo, são fundamentais para que esses trabalhadores mantenham contato mesmo a distância e troquem informações relevantes sobre a obra.
Aproveitar novos materiais que auxiliam em construções
A tecnologia permitiu a criação de vários materiais que são muito úteis para agilizar construções, melhorar a segurança e o resultado das obras. Na construção civil 4.0, esses equipamentos são usados diariamente para aumentar a eficiência e produtividade no canteiro.
Alguns exemplos desses materiais são: impressão 3D, drones e sensores vestíveis, que avisam se houver algum acidente com o trabalhador que está usando o equipamento.
Analisar dados
Analisar dados é mais uma atividade que deve se tornar rotina nessa nova construção, já que ela ajuda os responsáveis a terem uma visão melhor dos projetos.
Sendo assim, a análise de dados faz com que os profissionais tomem decisões melhores na criação do projeto, nas escolhas financeiras e em questões práticas do canteiro.
Como você pode notar, a construção civil 4.0 é uma evolução do setor que busca aprimorar os serviços realizados na área. Portanto, todos devem se adequar a ela o mais rápido possível!
Agora que você já sabe o que é construção civil 4.0, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e notícias.