Quando o assunto é cimento, eis que surgem milhões de dúvidas…
- “Será que qualquer tipo de cimento serve para meu projeto”?
- “Será que o mesmo tipo de cimento serve para todas as finalidades”?
- “Ou em paredes mais úmidas, o comum é indicado”?
Olha que curioso… sabia que existem 11 tipos de cimentos?
Essas e outras dúvidas você confere aqui, entendendo melhor os aditivos e indicações de acordo com os diferentes tipos de cimentos.
Vejamos alguns tipos de cimentos então, de forma bem objetiva!
Cimento CP I
CP I: Cimento Portland com aditivo de gesso, indicado para obras sem exigências específicas. É um cimento de baixa resistência, indicado para indústrias. Podendo ter 5% de material carbonático em massa.
Cimento CP I-S
CP I-S: Cimento Portland com aditivo comum, possui aditivo pozolânico – permite menos permeabilidade. Cimento mais comum que podem ser inseridos em concretos mais simples que não exige de nenhuma característica mais refinada ou especial.
Cimento CP II-E
CP II-E: Cimento Portland Aditiva com Escória de Alto Forno, seu uso é indicado em obras onde se requer dispersão de calor mais lenta. Esse produto é um superproduto da indústria siderúrgica, podendo ter cálcio, alumínio, magnésio, dentre outros. Causa expansão de material em temperaturas mais baixas.
Cimento CP II-Z
CP II-Z: Cimento aditivado Pozolânico, garante melhor impermeabilidade em sua composição, sendo altamente recomendado em obras subterrâneas e com alta umidade. Dando maior impermeabilidade, entrando em contato com o hidróxido de cálcio, sendo naturais como cinzas vulcânicas, ou artificiais com carvão mineral ou argilas, entre outros aditivos.
Cimento CP II-F
CP II-F: Cimento aditivado de Material Carbonático, exige maior resistência, exemplos de aplicações: concreto protendido, concreto armado, pavimentos e pisos de concreto, pré-moldados. Concentração de 6 a 10% de filer carbonático. Sendo uma matéria-prima com fina moagem de basalto de calcário, entre outros.
Cimento III
CP III: Cimento de alto forno, indicado para obras como esgoto, barragens, pontes ou ainda outros tipos de obras mais simples.
Cimento IV
CP IV: índice maior de polozânico, contendo até 50%. Possui alta resistência e baixa porosidade, indicado a ambientes ácidos e com sulfato, ideal para obras com água corrente.
Cimento RS
RS: Cimento com resistência a sulfato. Indicado em redes de esgoto, por exemplo.
Cimento BC
BC: Cimento com baixo calor de hidratação. Indicado em construções que precisam passar por mudanças de temperatura.
Cimento CPB
CPB: Cimento branco com caulim que pode ter ou não coloração. Possui baixa concentração de manganês. Indicado a rejuntes de cerâmicas.
Gostou do conteúdo de hoje? Continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil.