A argamassa é um material indispensável em todos os tipos de construções, porém são tantas opções diferentes no mercado que fica difícil entender qual é a função de cada uma e qual é a ideal para sua obra, né?!
Uma escolha errada pode acarretar em problemas como desplacamento de cerâmicas, gerando retrabalhos e gastos adicionais.
Então, para te ajudar, no post de hoje vamos apresentar os principais tipos e funções de argamassas disponíveis no mercado. Confira!
O que é argamassa?
A argamassa é um tipo de cimento feito de areia, cimento, e em alguns casos, também são adicionados outros aditivos.
Para que serve a argamassa?
A argamassa têm como função unir blocos, servir de revestimento para paredes, assentar pisos e cerâmicas, rejuntar calçadas ou outros produtos, entre outras aplicações.
Tipos de argamassas:
Os tipos mais comuns de argamassas são:
- Argamassa para assentamento;
- Argamassa para revestimento;
- Argamassa colante;
- Argamassa de rejuntamento.
Cada um desses tipos possui funções especificas. Veja a seguir.
Argamassa para assentamento
Trata-se de um tipo de argamassa com a finalidade de unir estruturas diversas. Existem alguns tipos prontos no mercado, como a estabilizadora, que possui a função de retardar a hidratação do cimento, ajudando a reduzir desperdícios.
Outro tipo de argamassa para assentamento é a polimérica em bisnaga, que permite boa união entre blocos, ajudando na vedação, tendo um rendimento bem interessante e facilitando a rapidez no assentamento dos blocos.
Argamassa para revestimento
O tipo de argamassa para revestimento tem a função de cobrir estruturas, dar rugosidade ou ainda corrigir defeitos. Para essa argamassa pode ser feito o chapisco em paredes para melhorar a aderência na alvenaria.
Um outro tipo é a argamassa para reboco, que tem a finalidade de corrigir as imperfeições e é mais consistente, o que permite trazer melhores resultados para o visual da parede.
Argamassa colante
A argamassa colante é feita de cimento Portland, mais polímeros que permitem adesividade. É importante para este tipo de argamassa, sempre verificar as especificações dos fabricantes.
Ela é ideal para assentamentos de pedras, de porcelanatos, de cerâmicas, entre outros materiais. Possui alta aderência e excelente capacidade de reter água.
Existe uma infinidade de tipos destinados ao assentamento de porcelanatos, cerâmicas e etc. exemplos: AC I, AC II, AC III, interno, externo, para porcelanato, piso sobre piso e etc.
Argamassa de rejuntamento
As argamassas de rejuntamento servem para preenchimentos, sejam de peças ou de vãos e brechas. Possui pigmentação diversa e traz melhor acabamento. É justamente a argamassa de rejuntamento que vai servir para cobrir os espaços entre cerâmicas/porcelanatos.
Ela pode ser comprada pronta, sendo necessário em algumas marcas, apenas a adição de pouca água.
Gostou do post? Continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil.