Significado das cores dos capacetes usados na obra

Você sabe o significado das cores dos capacetes usados na obra? Esta é uma dúvida bastante comum que percorre a mente de todas aquelas pessoas que, alguma vez na vida, já repararam em uma obra e viram que as diversas pessoas que lá estavam, usavam um capacete de uma cor diferente.

Se você acha que as cores são aleatórias e não significam nada, saiba que isto não é verdade. Por mais que hajam padrões escolhidos pela própria empresa (de acordo com a organização interna), há algumas cores que ganharam um padrão nacional. E vamos entendê-las agora.

Significado das cores dos capacetes usados na obra

O significado das cores dos capacetes usados na obra são bastante diversificadas. Eles servem para diferenciar e entender melhor a organização da obra em si. Afinal, um canteiro de obras pode ser um local onde trafegam muitas pessoas ao mesmo tempo: fornecedores, engenheiros, arquitetos, visitantes, proprietários, fiscais, etc. Por isso, houve uma necessidade visual de identificação de cada pessoa.

É claro que além da necessidade visual, há vários critérios técnicos de segurança que obrigam as pessoas que estão na obra a usarem um capacete de proteção. Ele é um item básico de EPI (equipamento de proteção individual) e que não pode ser esquecido durante o trabalho. Vejamos, agora, suas especificações através das cores:

  • Capacete amarelo: Geralmente é usado pelos visitantes da obra (proprietários, compradores, etc);
  • Capacete branco e cinza: Estes são usados por profissionais de engenharia, mestres de obra, estagiários, líderes e outros técnicos que trabalham na obra;
  • Capacete verde: A cor verde é usada por serventes de pedreiro, operários em geral e armadores;
  • Capacete azul: Esta geralmente é a cor usada pelos pedreiros;
  • Capacete vermelho: Se a obra conta com uma equipe de segurança, como bombeiros, é o capacete vermelho que eles usarão. Ou, ainda, o vermelho pode ser a cor usada pelos carpinteiros;
  • Capacete laranja: Quando a obra chega na fase da instalação elétrica, os eletricistas usarão capacetes laranja;
  • Capacete marrom: Os carpinteiros e os visitantes podem usar capacetes da cor marrom;
  • Capacete preto: O capacete preto indica profissionais técnicos operadores de máquinas e também profissionais da segurança do trabalho;

Quando o capacete de proteção é exigido em uma obra?

Agora que nós já entendemos quais são os significados das cores dos capacetes de proteção, precisamos entender, também, onde eles serão usados. De maneira geral, todas as obras pedem um capacete de proteção, uma vez que é um item básico de EPI – equipamentos de proteção individual.

Só que há algumas situações ainda mais específicas que pedem o uso desse equipamento, que não necessariamente está ligado ao trabalho diário e convencional. Vejamos algumas situações:

  • Quando não há proteção da obra em si para os trabalhadores;
  • Para proteger coletivamente a equipe;
  • Quando há algum atendimento de emergência;
  • Durante visitas de proprietários, engenheiros ou fiscalizações;

Quando não há proteção da obra em si para os trabalhadores

O primeiro momento em que um capacete é exigido em uma obra, é quando não há proteção para os funcionários e profissionais que estão trabalhando. Ou seja, para todas aquelas obras que estão sendo executadas de maneira integral, o capacete será necessário. Independentemente de ser apenas uma reforma ou de ser apenas algo rápido, o capacete sempre será um item de proteção obrigatório, garantindo a segurança do trabalhador.

Por mais que a obra esteja sendo executada ao ar livre e, por sua vez, não há algum tipo de proteção para o trabalhador, o capacete sempre será usado para que, se houver algum acidente, não ocorram danos maiores. É uma forma de prevenção.

Para proteger coletivamente a equipe

Quando há algum tipo de evento, encontro ou reunião na obra, a equipe precisará usar capacete para que haja, ali, uma proteção coletiva. Por exemplo, se depois do término do expediente houver alguma reunião profissional entre engenheiros, mestre de obras, proprietários e pedreiros, será necessário o uso do capacete. Afinal, todos ainda estarão no canteiro de obras, um dos locais mais propícios a ocorrerem acidentes.

A não ser que o encontro aconteça em um local que não seja dentro da obra em si. Neste caso, o EPI pode não ser necessário, mesmo que haja um encontro coletivo profissional. É sempre importante que estes momentos tenham o acompanhamento de um profissional de segurança do trabalho.

Quando há algum atendimento de emergência

Se houver algum atendimento de emergência na obra em que há a necessidade da presença de socorristas, médicos ou enfermeiros, é bem importante que neste momento seja também usado o capacete de segurança. Por mais que seja um momento de tensão, não se pode esquecer da proteção que evitará outros acidentes.

Durante visitas de proprietários, engenheiros ou fiscalizações

E por fim, o capacete ainda é recomendado e obrigatório para situações de visitas, mesmo que estas visitas ocorram após o expediente de trabalho. Então, toda vez que um engenheiro, proprietário, comprador ou fiscal entrar na obra, este precisará estar usando seu capacete de acordo com as cores traduzidas anteriormente.

Curtiu o post de hoje? Continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?