A construção civil é um segmento crucial para a infraestrutura urbana e também uma indústria que deve adotar métodos que reduzam os impactos ao meio ambiente, utilizando, por exemplo, alternativas como o ecotelhado.
Seguindo uma tendência global de preocupação com a sustentabilidade presente em praticamente todas as indústrias, a construção civil está se reinventando. Por isso hoje vemos com mais frequência os conceitos de construção sustentável e alternativas ecológicas.
Existem diversas maneiras de construir causando menos impactos ambientais, principalmente com o auxílio de novas tecnologias. Uma das alternativas, que une uma parte fundamental de todas construções, com elementos ecológicos, é o ecotelhado. Confira!
O que é um ecotelhado?
Com o crescimento acelerado e muitas vezes mal planejado das cidades, há uma diminuição constante das áreas verdes nos centros urbanos. Que auxiliam na absorção da água da chuva bem como a radiação solar, o que gera enchentes e ilhas de calor.
Com a criação do telhado verde, a solução aproveita a cobertura de uma edificação e a cobre com terra e plantas. Além de criar um ambiente mais saudável, melhorando a qualidade do ar, por exemplo, cria um visual mais natural que contrasta com a paisagem árida urbana.
Mas um ecotelhado é diferente de um telhado verde, pois nele além de utilizar a cobertura para aplicar uma camada vegetal, há também um sistema de captação de água da chuva. Ainda pode haver um sistema de produção de energia através da captação da luz solar.
Ou seja, além de criar uma cobertura com uma camada de vegetação, no ecotelhado há a implementação de elementos que tornam a construção ainda mais eficiente e sustentável. Tudo isso gerando benefícios tanto para o meio ambiente quanto para aqueles que vão usufruir da construção.
Como aplicar o ecotelhado?
Primeiro é preciso criar um projeto detalhado e bem estudado, já que são vários os aspectos que devem ser levados em consideração. Um deles é a escolha da vegetação, algo que precisa levar em conta o clima da região, além de apresentar baixa manutenção.
Além disso, é interessante utilizar plantas nativas da região em que a obra será construída, algo que ajuda a preservar a flora local. Mas é claro que, para isso, é necessário estudar questões como custo, manutenção e logística de transporte.
Outro fator importante a ser avaliado no projeto após a decisão de qual vegetação e quais sistemas serão implementados, é a carga que o ecotelhado aplicará sobre a edificação. Isso porque, dependendo do peso, os custos com a fundação podem aumentar.
Já na hora de efetivamente implementar o ecotelhado, é preciso se atentar a detalhes como:
- Impermeabilização;
- Inclinação do telhado;
- Disposição dos sistemas de drenagem e captação de energia solar.
Na hora de impermeabilizar, deve-se ter o cuidado de aplicar a técnica correta, pois se a superfície não for bem impermeabilizada pode haver vazamentos. Além disso, é preciso instalar uma membrana anti-raízes no sistema.
Quais as vantagens desse conceito?
As vantagens de adotar um ecotelhado abrangem não só a questão de sustentabilidade mas também de eficiência da edificação, além de contribuir ativamente para uma melhoria do meio urbano.
- Diminuição da formação de ilhas de calor
- Aumento de eficiência térmica, acústica e energética
- Reaproveitamento da água
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil.