O nome gabião vem da palavra italiana “gabbione”, que significa gaiola ou cesto grande. O gabião é uma estrutura metálica formada por fios de aço galvanizado com dupla torção que são amarrados de forma a produzirem uma espécie de gaiola.
A dupla torção é utilizada para dar mais resistência ao aço e distribuir as tensões no conjunto, conferindo mais estabilidade à estrutura. Continue a leitura e confira como é utilizado e aplicado.
Atualmente, ainda é comum que esses fios de aço galvanizado sejam revestidos por uma camada de PVC para dar maior resistência a corrosão, principalmente em ambientes de contato direto de água.
Ao ser preenchida com pedras britadas ou seixos, essa estrutura forma o que se chama de muro de arrimo por gravidade.
Os gabiões são usados como barreiras de contenção, para estabilização de taludes, em obras hidráulicas e viárias e também para drenagem.
Eles são muito vistos nas rodovias, onde são utilizados para garantir a estabilidade ao longo de encostas e cortes de talude.
Veja a seguir, algumas aplicações para os gabiões:
- muros de arrimo em edifícios;
- obras hidráulicas de drenagem;
- canalizações e correção de cursos d’água em rios, estabilização de fundo do leito, proteção das margens;
- obras marítimas;
- ancoragens com tirantes em contenções;
- suporte para pontes, viadutos e outras obras rodoviárias;
- elementos arquitetônicos em projetos paisagísticos.
Algumas características fazem dos gabiões um solução adequada para todos esses tipos de construção.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil.