A importância do gerenciamento de obras

O acompanhamento de uma obra visa garantir que a execução dos serviços se dê corretamente, de acordo com as especificações técnicas presentes em projeto, evitar retrabalhos e gastos desnecessários.

Ter um profissional acompanhando de perto todas as etapas da construção de uma obra é imprescindível para que esta se desenvolva da melhor maneira. Assim, diversos problemas são evitados, entre eles, o aumento dos custos da obra, erros e atrasos na entrega.

Confira a importância no acompanhamento de uma obra e quais são os tipos de contrato envolvidos nessa atividade.

Qual a importância de um bom acompanhamento de obras?

Com a assistência de um profissional em sua obra, é possível que problemas sejam vistos e solucionados com maior rapidez. Além disso, ter uma pessoa atenta aos orçamentos, prazos, padrões de qualidade e ao sequenciamento de tarefas é de suma importância. E com este profissional, a cobrança de resultados pode e deve ser constante.

Alguns pontos essenciais para a execução e acompanhamento de obras

Antes que se pense em obra, é imprescindível que o projeto do que se deseja construir tenha sido bem executado, por isso, o primeiro passo é a contratação de engenheiros e arquitetos qualificados para esse serviço.

Em seguida, o proprietário da construção deve solicitar um cronograma bem planejado da obra e se atentar para que ele seja seguido, levando em conta períodos de maior pluviosidade ou seca.

Quais os processos para um gerenciamento ideal de obras?

O gerenciamento de obras quando em contrato de administração ou de empreitada global necessita de processos minuciosos quanto a materiais e equipamentos, Isso envolve desde a aquisição e escolha de fornecedores até o monitoramento de recebimento e consumo.

Além disso, faz-se necessário ter um controle do canteiro de obras quanto aos serviços que estão sendo executados e a própria organização destes, o que envolve análise de fluxos, cronograma e fiscalização de equipamentos de proteção individual (EPI’s), por exemplo.

Por fim, caso algo saia desse controle, é preciso que medidas corretiva sejam adotadas o mais rápido possível.

Tipos de contrato para a execução de obras

É comum que a escolha de qual serviço contratar para a execução de uma obra gere dúvidas. Com isso, apresentaremos  três tipos de contrato para esse tipo de serviço.

  • Fiscalização de Obra: se trata do mais simples e, consequentemente, mais em conta. O profissional ou escritório contratado tem, neste contrato, a função de fazer visitas periódicas sem aviso prévio na obra com dois objetivos principais, que são tirar dúvidas com relação ao projeto e assegurar que a execução esteja fielmente de acordo com o previsto. Esse profissional pode ser o responsável técnico da obra. No entanto, esse modelo exige que o cliente faça a parte de compra, contratação, controle de cronograma e pagamentos.
  • Administração de Obra: na administração ocorre um acréscimo do modo de fiscalização, pois além das etapas anteriores, o profissional se responsabiliza por contratar a mão-de-obra, fazer as compras e cuidar do cronograma tudo em nome do cliente. Ao fim, o engenheiro ou arquiteto passa para o cliente os gastos efetuados. Ou seja, esse gasto não é um valor fechado, ao contrário do que veremos a seguir.
  • Empreitada Global: Este contrato se destina àqueles que não desejam nenhum tipo de preocupação com a obra, apenas querem vê-la pronta. Dessa forma, a empreitada global indica um valor fixo para o cliente, separado em elementos como compras, equipe de execução, impostos, entre outros. Sendo assim, apesar de mais confortável, é também o mais custoso para o cliente.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas e notícias.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?