Como obter o melhor resultado com concreto aparente e cimento queimado?

As superfícies cimentícias têm obtido protagonismo em projetos de interiores contemporâneos, seja por estarem associadas à durabilidade e à praticidade, seja por remeterem ao estilo industrial. O concreto aparente e o cimento queimado são duas soluções técnicas usuais para conquistar esse resultado estético.

Mas embora possuam características visuais semelhantes, em especial um aspecto rústico em tons de cinza, esses dois materiais têm diferenças técnicas importantes. Confira!

Estrutura visível

O concreto aparente é um material estrutural que, em vez de receber revestimentos, é mantido à vista. Utilizado em edificações e em obras de arte, em áreas internas ou externas, esse material deve ser especificado em função da aparência desejada e das exigências do local de aplicação.

Fortemente identificado com o movimento modernista e com projetos focados na funcionalidade e nas formas geométricas bem definidas, o concreto aparente foi amplamente utilizado por ícones da arquitetura brasileira.

Embora os tons naturais de cinza ainda prevaleçam nos projetos, mais recentemente passou-se a adicionar pigmentos aos agregados secos, permitindo adicionar mais singularidade aos elementos de concreto.

Cimento queimado

Diferente do concreto aparente, o cimento queimado é um acabamento produzido a partir de uma massa composta de cimento, areia e água, que confere à superfície um aspecto manchado e monolítico, ou seja, sem juntas. Essas características tornam esse revestimento, de bom custo-benefício, interessante para aplicação em pisos, paredes e bancadas.

No entanto, por resultar em uma superfície bastante lisa, o cimento queimado é contraindicado para ambientes que são molhados com frequência, como pisos e paredes de banheiros. Ele também deve ser evitado em projetos que valorizam uma aparência perfeitamente lisa e homogênea, uma vez que o surgimento de microfissuras superficiais, resultantes da dilatação, é inerente a esse material.

Boas práticas em obra

Na execução de uma estrutura de concreto aparente, o molde é um componente decisivo para o resultado. É possível usar formas metálicas se quisermos um plano liso, ou formas de madeira se a ideia é obter uma superfície mais rústica.

No caso do cimento queimado, o sucesso de uma aplicação livre de manchas, fissuras ou porosidade também passa por uma execução cuidadosa que começa com a análise do substrato, que não pode apresentar depressões, fissuras significativas, esfarelamento ou contaminações por óleo e graxa. A superfície precisa estar nivelada e áspera para garantir boa aderência.

Manutenção garante durabilidade

O concreto aparente, quando bem executado, é um material de elevada resistência e longa vida útil. Sua manutenção é bastante simples. Basta aplicar verniz ou silicone/resina após a execução para evitar a impregnação de sujeira com o decorrer dos anos. A limpeza periódica pode ser feita apenas com água sob pressão, sem o uso de produtos especiais.

Já o cimento queimado exige a aplicação de resina acrílica ou à base de água para minimizar a absorção de fungos e sujeira. Para a limpeza, o mais recomendável é a lavagem com detergente neutro, lembrando que a superfície deve ser seca imediatamente.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas e notícias.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?