Pintar paredes é uma atividade que requer certa técnica para que o resultado final seja alinhado às expectativas. A atenção aos detalhes é imprescindível, já que uma pintura malfeita significa despesa em dobro.
A etapa de preparação da parede é essencial para garantir um bom resultado final. Observar a superfície é um dos primeiros passos. Confira o passo a passo que separamos para você!
Para pintar as suas paredes, verifique se está suja, se há tinta descascando, se há mofo, se está esfarelando ou até mesmo se tem buracos. Esses devem ser os primeiros problemas a serem solucionados antes da pintura.
Mas atenção! Mesmo as paredes em bom estado exigem cuidados. Para iniciar a preparação, a área a ser pintada precisa ser lavada e adequadamente secada. Na sequência, deve ser cuidadosamente lixada. A utilização de uma vassoura e de um pano úmido para retirar o pó que a lixa solta é recomendável para garantir que não sobre excesso de pó sobre a superfície. Cumprir todas essas etapas é essencial para que a tinta não descasque futuramente.
Mofo
Se após a triagem for constatado que a parede está mofada, o ideal é lavar a superfície com água sanitária e deixar o produto agir por uma hora. Em seguida, enxágue e aguarde secar para iniciar a pintura. Se o procedimento não for realizado, a tinta pode não fixar.
Nivelação
No caso de buracos como, por exemplo, os de prego, fazer o preenchimento com massa corrida é a melhor orientação. Em áreas molhadas e em ambientes externos deve ser usada a massa acrílica. Nos cômodos internos, é a massa PVA a melhor indicação. Se as imperfeições forem mais profundas, primeiro será necessário aplicar argamassa para reboco e, então, a massa corrida. A aplicação do selador após a secagem completa da massa corrida e antes de passar a tinta é outra etapa importante de preparação.
Outras dicas
- Quando a parede for recém-construída, o reboco precisa secar por pelo menos 28 dias antes do preparo para a pintura.
- Use um fundo reparador antes de pintar as paredes de gesso, já que esse procedimento melhora a cobertura, o acabamento e a fixação da tinta.
- Por fim, lembre que mesmo paredes em bom estado precisam ser preparadas adequadamente antes de serem pintadas!
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando aqui no blog e fique por dentro das nossas dicas e notícias.