Laje Protendida: definições e aplicabilidade

Definição de protensão

Antes de falar sobre laje protendida, vamos explicar melhor o que é protensão. Protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob ação de diversas solicitações.

Sobre a laje protendida:

A laje protendida permite maiores vãos entre os pilares, o que deixa o espaço tão seguro quanto um de laje convencional, porém mais aberto e com maior aproveitamento do espaço, sendo então muito usado em casas de festa, áreas de lazer, escolas, aeroportos, etc…

A laje protendida consiste em cabos ou cordoalhas, que são engraxados e plastificados e valem as normas usuais do concreto armado e protendido.

Como é realizada?

 A protensão do concreto é realizada, na prática, por meio de cabos de aço de alta resistência, tracionados e ancorados no próprio concreto. O artifício da protensão desloca a faixa de trabalho do concreto para o âmbito das compressões, onde o material é mais eficiente. Com a protensão, aplicam-se tensões de compressão nas partes da seção tracionadas pelas solicitações dos carregamentos. Desse modo, pela manipulação das tensões internas, pode-se obter a contribuição da área total da seção da viga para a inércia da mesma.

Sentido econômico de concreto protendido

As resistências de concreto, utilizadas em concreto protendido, são duas a três vezes maiores que as utilizadas em concreto armado. Os aços utilizados nos cabos de protensão têm resistência três a cinco vezes superiores às dos aços usuais do concreto armado.

O sentido econômico do concreto protendido consiste no fato de que os aumentos percentuais de preço são muito inferiores aos acréscimos de resistência utilizáveis, tanto para o concreto como para o aço de protensão.

Vantagens técnicas do concreto protendido

 Em relação ao concreto armado, o concreto protendido apresenta as seguintes vantagens:

  •  Reduz as tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes.
  • Reduz a incidência de fissuras.
  • Reduz as quantidades necessárias de concreto e de aço, devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência.
  • Permite vencer vãos maiores que o concreto armado convencional; para o mesmo vão, permite reduzir a altura necessária da viga.
  • Facilita o emprego generalizado de pré-moldagem, uma vez que a protensão elimina a fissuração durante o transporte das peças.
  • Durante a operação de protensão, o concreto e o aço são submetidos a tensões em geral superiores às que poderão ocorrer na viga sujeita às cargas de serviço. A operação de protensão constituído, neste caso, uma espécie de prova de carga da viga.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando aqui no blog e fique por dentro das nossas dicas e notícias.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?