Veja algumas dicas para quem pretende reformar e não sabe por onde começar

Quem pretende reformar, seja para um imóvel residencial ou comercial, busca segurança no serviço, comodidade e economia. A falta de planejamento pode comprometer mais que o necessário de sua renda e causar transtornos que podem ser evitados.

Muitos começam a reformar um imóvel com apenas uma vaga ideia e é essencial antes de iniciar qualquer reforma, desde as simples até as complexas, já ter estimado a data de início e data de término, custo de material e mão de obra e custo total. Vale ressaltar que imprevistos e atrasos acontecem, então, não deixe de considerá-los!

1 – Projeto

Contrate um profissional qualificado para projetar as adequações, ele será capaz de analisar todos os aspectos possíveis da reforma mais aprofundada, o que impedirá decisões precipitadas que podem acabar, inclusive, desvalorizando o imóvel no futuro, principalmente se for necessário alterações de alvenaria, elétrica e hidráulica, é fundamental contratar um arquiteto ou engenheiro para execução de um projeto e assumir a responsabilidade técnica.

2 – Orçamento

Se organize com antecedência financeiramente, estude todas as formas de pagamento e negocie com os fornecedores, é essencial exercer a paciência para buscar o custo beneficio. Tenha definido o que você quer fazer, especifique os itens a serão utilizados, com isso você poderá ter uma tomada de preços mais eficiente e economizar na hora de contratar, pois o orçamento será feito a partir de uma ideia definida, evitando assim, gastos desnecessários.

Entretanto, por melhor que seja o planejamento e por mais preciso que seja o projeto, existe a possibilidade do investimento sair mais caro do que o previsto. Pode ser que os materiais subam de preço ou que não sejam suficientes para realizar o que foi projetado. Então, na hora de fazer o orçamento coloque sempre um pouco a mais, para você poder reformar com uma margem de segurança.

3 – Execução

É indispensável contar com um profissional com capacitação adequada para gerenciar a obra. Abrir mão de um gestor pode parecer uma maneira de economizar, porém essa decisão pode acarretar em despesas maiores no andamento da reforma. Uma tarefa pode ser mal executada e precise ser refeita ou mesmo pode haver desperdício de material e possuir alguém que esteja à frente da reforma pode evitar esses inconvenientes.

Saiba mais sobre Construção Civil acessando o nosso blog.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?