6 Problemas gerados por problemas estruturais

A patologia construtiva é o estudo da origem de problemas em obras, sendo elas antigas ou novas, residenciais ou empresariais. Sendo responsável por detectar alterações e consequências nas estruturas.

Descubra os problemas estruturais que podem ocorrer em sua obra, causados por inúmeros fatores, sendo eles imprevisíveis.

Por que elas ocorrem?

As patologias estruturais, assim como outras patologias, são muito comuns em edificações. Devido ao grande avanço da tecnologia na construção civil, as estruturas se tornaram mais leves, mais solicitadas e mais elegantes.

Além disso, a tentativa de economizar e construir com mais rapidez, acabam causando um aumento significativo nos problemas estruturais. Elas são ocasionadas devido a erros construtivos, má administração e supervisão da obra, assim como erros nos projetos estruturais.

Elas podem aparecer em qualquer processo da obra, nas fundações, na má concretagem – ou falta de controle restrito da dosagem do concreto, no posicionamento inadequado das armaduras, ou até mesmo, na equipe com falta de conhecimento técnico específico. E ainda, na falta de fiscalização em momentos importantes da obra, por exemplo, na concretagem de lajes, fundações e pilares.

O problema mais comum

Um dos principais problemas estruturais encontradas em superestruturas no Brasil, que são compostas por laje, viga e pilar em concreto armado, são as fissuras. Normalmente, aparecem de forma pacífica.

Logo, prejudicam a estética arquitetônica, durabilidade e, consequentemente, a estrutura da edificação. Além disso, tais fissuras podem evoluir com o tempo se tornando trincas e rachaduras.

As fissuras estruturais normalmente seguem um padrão na sua formação e se diferem das demais fissuras. Muitas vezes, encontramos um distanciamento uniforme entre elas, as quais aparecem geralmente em uma só direção. E, dessa forma, podem apresentar riscos reais a uma edificação, já que algum dos elementos da superestrutura podem estar comprometido.

Como identificar:

Uma maneira de identificar fissuras estruturais é analisando a forma da mesma. Podendo ser elas:

  • inclinadas e horizontais no meio dos pilares;
  • verticais no meio do vão das vigas;
  • inclinadas no encontro pilar-viga e em lajes.

Provavelmente, os desse último tópico são ocasionados por problemas estruturais, que podem ter sido geradas por erros construtivos, como a falta de armadura no concreto ou por erro de cálculo no projeto. Ou seja, má dimensionamento dos elementos estruturais.

Infiltrações

As infiltrações, causadas pela água, se apresentam como outro tipo de patologia generalizada na construção civil e são muito recorrentes. Assim como as fissuras, elas podem atingir diretamente a estética arquitetônica, estrutura e durabilidade de uma edificação.

Como consequência, temos a formação de problemas de difíceis soluções, como prejuízos de equipamento e bens presentes no interior da construção, ambiente nocivo a vivência humana. E, como esperado, danos a estrutura do edifício.

Podemos observar as patologias generalizadas, causadas pela umidade, podem ser originadas em diversos elementos da edificação, como parede, piso, laje. Geralmente, estão relacionados a mais de uma causa.

Origem das infiltrações

Desta forma, durante a construção da edificação é necessária uma supervisão técnica, realizada pelo engenheiro, em todos os processos de impermeabilização e de vedação da casa, como o posicionamento de telhas, azulejos, encanamento. Assim, evita o aparecimento futuro de umidade na edificação, pois o bloqueia a comunicação entre o ambiente externo e interno.

Assim, como já observado, as patologias tanto estruturais quanto generalizadas podem possuir diversas origens, sendo que uma acaba contribuindo para a evolução de outra. Como por exemplo, a formação de fissuras que possibilita a entrada de água na edificação.

Logo, descobrir a causa das mesmas acaba sendo complicado, devido a grande gama de agentes.

Portanto, há necessidade de controlar a qualidade de uma edificação, ou seja, é necessário entender que, para uma estrutura alcançar um nível satisfatório de durabilidade e sem manifestações patológicas, todos os processos envolvidos devem ser realizados de forma harmônica e sempre correlacionados entre si. Como os projetos, a mão de obra, a fiscalização, feita pelos engenheiros residentes da obra, o controle de qualidade dos materiais envolvidos e sempre a manutenção da edificação.

Como é muito recorrente a dificuldade no controle de 100% dos processos em uma edificação, algumas patologias acabam por aparecer. E, devido a constante evolução da engenharia civil, já existem serviços prestados baseados em reparos e apontamento das possíveis causas de uma patologia.

Gostou do post de hoje? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o mundo da construção civil.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos ajudar?