Normalmente utilizado em revestimentos de casas e apartamentos, a parede ou o piso de cimento queimado, nos dias atuais, é uma opção prática, resistente, flexível, durável e com bom custo-benefício. Entretanto, é importante saber como o material deve ser aplicado, garantindo um acabamento bonito e livre de imperfeições.
Com base nisso, vamos apresentar como é feito esse revestimento. Confira!
O que é piso de cimento queimado?
O piso de cimento queimado consiste em um revestimento feito por meio de argamassa composta de areia, água e cimento. Geralmente, o material é aplicado em pisos ou paredes e apresenta aspecto mais rústico, já que é aplicado, com espessura média, sobre concreto ou contrapiso.
Quais são os seus benefícios?
Nos dias atuais, o revestimento com cimento queimado é bastante utilizado justamente por apresentar visíveis vantagens e benefícios dentro de uma obra, seja em uma reforma, seja em uma construção. Veja os principais:
Boa durabilidade
Se o material for aplicado corretamente, ele terá boa durabilidade, já que a manutenção e a limpeza são feitas facilmente. Além disso, o revestimento é bastante resistente à abrasão e isso evita que ele se quebre e danifique todo o acabamento.
Vale mencionar que a limpeza deve ser feita apenas com água e sabão neutro. Se você quiser, também é possível melhorar o aspecto com pasta para manutenção ou cera líquida.
Alta flexibilidade
Outro ponto positivo do material é que ele pode ser usado em qualquer ambiente, incluindo cozinha, sala de estar e área externa, já que ele é resistente e lida bem com a água.
No entanto, é importante falar que, no quarto, o revestimento pode tornar o ambiente mais frio, especialmente no inverno. A sua utilização no interior do banheiro também não é muito indicada, uma vez que ele pode reagir com elementos químicos ali usados.
Bom custo-benefício
Como o cimento queimado é feito somente de areia, água e cimento, o custo-benefício será bem acessível, principalmente se for comparado com outros revestimentos. Isso significa que você consegue fazer um piso ou uma parede do material gastando bem pouco.
Aspecto agradável
Por fim, o piso ou a parede de cimento queimado oferece um aspecto rústico, fresco e agradável. Além disso, se você não quiser deixá-lo em sua cor original (meio acinzentada), é possível aplicar outras cores.
Para isso, existem duas opções principais: a primeira é misturar, na argamassa, cimento branco ou pó de mármore para deixar o cimento mais clarinho; e a segunda é utilizar pigmentos de pó xadrez (normalmente encontrados em verde, amarelo, azul, preto, vermelho e marrom) no cimento cinza ou branco até obter a tonalidade pretendida.
Gostou do post de hoje? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o mundo da construção civil.