Os revestimentos são todos os procedimentos utilizados na aplicação de materiais de proteção e de acabamento nas superfícies horizontais e verticais de uma edificação, tais como a camada externa das estruturas das paredes ou piso que se utilizam de cal, cimento ou gesso.
Os três tipos de revestimentos considerados nas edificações são: paredes, pisos, tetos ou forro.
Temos os revestimento tradicionais que compõe-se de três camadas: chapisco, emboço e reboco.
Chapisco
É um revestimento rústico empregado nos paramentos lisos de alvenaria, pedra ou concreto, sendo a primeira camada para aumentar a aderência que é feita de cal, cimento ou gesso.
Deve ser lançado sobre o paramento (parede de alvenaria) previamente umedecido com o auxílio da colher, em uma única camada de argamassa.
Para os tetos as estruturas de concreto devem ser previamente preparados mediante a aplicação de chapisco. Este chapisco deverá ser acrescido de adesivo para argamassa a fim de garantir a sua aderência, portanto a camada de chapisco deve ser uniforme, com pequena espessura e acabamento áspero.
Emboço
É a camada intermediária que ajuda a cobrir a mistura que é feita de cal, cimento ou gesso. Garantindo a regularização que deve determinar a uniformização da superfície (parede de alvenaria), corrigindo irregularidades, prumos, alinhamentos dos painéis e cujo traço depende do que vier a ser executado como acabamento. É o elemento que proporciona uma impermeabilização das alvenarias de tijolos ou blocos.
Reboco
É a camada final do acabamento, é feita de argamassa básica de cal e areia fina, onde a nata de cal (água e cal hidratada) adicionada em excesso no traço, constitui uma argamassa gorda que tem a característica de pequena espessura e de preparar a superfície, com aspecto agradável, acetinado, com pouca porosidade, para a aplicação de pintura. A aplicação é feita sobre a superfície do emboço.
Gesso
É um outro tipo de revestimento que está sendo uma boa alternativa nas construções muitas vezes econômica, sendo assim, o revestimento de gesso pode ser aplicado em diversas bases, mas deve-se garantir a aderência e uma espessura ideal. A espessura do revestimento de gesso em geral depende da base, mas tecnicamente se recomenda a espessura de mais ou menos 2mm.
Cerâmicos
São produtos industrializados com grande controle do processo de fabricação, que exigem atenção desde a composição da massa, que utiliza argila, filitos, talcos, feldspatos (grês) e areias (quartzo), até a classificação final do material, caracterizado por elementos cerâmicos, de grande variedade de cores, brilhantes e acetinados, em diversos padrões, lisos ou decorados, de alta vitrificação , ou sejam, de grande coesão, resistência a compressão e abrasão.
É utilizados na constrição como mais um objeto decorativo, dando assim uma proteção a alvenaria e beleza a edificação.
Revestimento de Pisos
O revestimento de pisos é denominado como pavimentação. Assim sendo, é definida como uma superfície qualquer, contínua ou descontínua com finalidade de permitir o trânsito pesado ou leve. São diversos os materiais utilizados como pisos na construção civil.
Revestimentos de Tetos (Forros)
Elemento de acabamento interno da edificação, o forro é um sistema de revestimento superior de qualquer cômodo. O forro é o sistema que regula o espaço e o conforto do ambiente, possuindo uma relação direta com a reverberação dos sons, o conforto térmico e lumínico. O material mais utilizado para a fabricação do forro é o gesso (tendo também outros tipos de materiais), assim dando formas e estilos diferentes, servindo também como objetos decorativo.
Gostou do post de hoje? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o mundo da construção civil.