Na hora de escolher o melhor material para sua estrutura, como vigas ou pilares, é preciso saber qual é o mais conveniente para cada situação. No caso do concreto, existem dois tipos amplamente utilizados: o concreto armado e o concreto protendido.
Ambos são empregados para criar elementos estruturais, mas cada um atua melhor em diferentes tipos de construção. Confira e saiba o ideal para sua construção.
O que é concreto armado simples?
O concreto armado simples, também chamado apenas de concreto armado, é um material composto por concreto com armadura passiva, que é formada por barras de aço e colocada em seu interior. Ele pode ser moldado, pré-fabricado ou pré-moldado.
As barras de aço não passam por processo de pré-alongamento para aumentar a resistência da peça – apenas são introduzidas no concreto.
Essas barras podem ter bitolas distintas e ser posicionadas em formas e espaçamentos diferentes. Tudo depende dos tipos e da intensidade dos esforços. No caso de uma laje na sacada, por exemplo, a parte superior sofre tração e, por isso, as barras de aço são posicionadas nesse lado.
Comparado com os demais tipos, o processo de desempenho do concreto armado é simples e geralmente mais barato. Isso, aliado à sua alta resistência mecânica, faz com que seja empregado em diversas obras.
O que é concreto protendido?
O concreto protendido é parecido com o armado, já que também se une ao aço. A diferença é que, as barras passam por um processo de pré-alongamento, o qual é responsável por maximizar a sua resistência à esforços de tração.
Esse pré-alongamento é um alongamento das armaduras ativas, produzindo depois uma compressão no elemento estrutural que diminui ou elimina a tração no concreto. Isso melhora a resistência da peça, já que praticamente obriga o concreto a resistir ao movimento, atingindo o seu melhor desempenho.
Da mesma forma que o armado, o concreto protendido pode ser feito pré-moldado ou pré-fabricado. Mas, devido à dificuldade e necessidade do uso de equipamentos e mão de obra especializada, esse tipo de material geralmente é pré-fabricado.
Um das vantagens do concreto protendido é a redução das dimensões da seção transversal das peças estruturais com isso minimiza o peso dos elementos e da estrutura como um todo.
As particularidades de cada projeto é que define a melhor solução a ser utilizada entre concreto protendido ou concreto armado.
Entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba qual a melhor opção para o seu projeto!